
07 DE MAIO DE 2014
A expectativa é aproveitar edificações de linhas férreas, no cruzamento da rua da Glória com a avenida Dr. Paulo de Morais
Vereador Capitão Gomes (PP)
A ideia, proposta à Secretaria Municipal de Ação Cultural pelo vereador Carlos Gomes da Silva, o capitão Gomes (PP) é aproveitar a edificação existente no cruzamento da rua da Glória com a avenida Dr. Paulo de Morais para homenagear a memória e a história dos ferroviários piracicabanos.
De acordo com o vereador, as duas linhas férreas que existiram em Piracicaba (Paulista e Sorocabana) foram de fundamental importância para o início do processo de expansão territorial e do desenvolvimento urbano do município.
O parlamentar destaca como exemplo de respeito à história local, a revitalização da Estação da Paulista, ocorrida durante a gestão do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB).
“Aqueles muros e os trilhos remanescentes poderiam ser transformados em uma grande obra de arte com pinturas, mosaico ou outras formas de manifestação artística, a exemplo do que a Ação Cultural realizou nos muros do cemitério da saudade”, observa o vereador.
A mesma opinião tem a secretária da pasta, Rosângela Camolese que manifestou-se favoravelmente à indicação nº 911/14 apresentada pelo parlamentar, acrescentando que irá compor uma comissão de estudos para viabilizar a ideia.
“Somos totalmente favoráveis à viabilização do monumento, por entendermos a importância dos ferroviários para a construção de nossa cidade e também do Brasil. Trata-se de uma justa homenagem”, enfatizou a secretária.