PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

03 DE JUNHO DE 2022

Pesquisador formado pela Esalq é homenageado na Câmara


Nelson de Souza Rodrigues tem 101 anos. Seus filhos Márcio e Jocelyne receberam a honraria do vereador Gilmar Rotta, na noite desta quinta-feira (2)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (1 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Homenagem ao pesquisador Nelson de Souza Rodrigues

Homenagem ao pesquisador Nelson de Souza Rodrigues
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (2 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Vereador Gilmar Rotta entre os filhos do professor Nelson: Márcio e Jocelyne

Vereador Gilmar Rotta entre os filhos do professor Nelson: Márcio e Jocelyne
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (3 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Jocelyne Rodrigues, filha do homenageado Nelson Rodrigues

Jocelyne Rodrigues, filha do homenageado Nelson Rodrigues
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (4 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Márcio, filho do professor homenageado

Márcio, filho do professor homenageado
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (5 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Momento de leitura da homenagem

Momento de leitura da homenagem
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (6 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Homenagem ao pesquisador Nelson de Souza Rodrigues

Homenagem ao pesquisador Nelson de Souza Rodrigues
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Homenagem ao pesquisador Nelson de Souza Rodrigues



O engenheiro agrônomo, Nelson de Souza Rodrigues, formado pela Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), foi agraciado com a moção de aplausos 90/2021, de autoria do vereador Gilmar Rotta (PP), pela trajetória de luta ambiental e amor pela natureza na campanha de redenção ecológica da Bacia do Piracicaba, onde colaborou para o fortalecimento de legislações estaduais e federais que norteiam o saneamento básico no Brasil.

A moção de aplausos foi recebida pelos filhos Márcio e Jocelyne Rodrigues, já que Nelson completou 100 anos, recentemente, e econtra-se acamado recuperando-se de problemas de saúde. A solenidade foi promovida na sala da presidência do Legislativo, nos minutos que antecederam a 23ª reunião ordinária, na noite desta quinta-feira (2).

Natural da capital paulista, o homenageado passou a infância às margens do Riacho do Ipiranga, palco do "grito" da Independência, pelo imperador Dom Pedro I - onde desde cedo despertou o amor pelas águas, peixes e pássaros.

O legado de luta ambiental e amor declarado pela região de Piracicaba fizeram com que aqui o pesquisador se formasse em agronomia no ano de 1948 e continuasse seus estudos e pesquisas, que ainda hoje são referenciais no tocante à preservação ambiental, a exemplo da utilização do popular aguapé, até então considerado uma praga, em projeto inicialmente realizado no CENA (Centro de Energia Nuclear na Agricultura), para estabelecer alguns padrões de depuração da água, que depois foi implantado no Ribeirão Piracicamirim, num decréscimo da poluição de cerca de 80% e chegando a atingir 95% de depuração dos efluentes do ribeirão.

Foi servidor público concursado do governo do Estado na Secretaria de Agricultura, assumindo, posteriormente, a chefia do setor de Documentação e Divulgação da Divisão de Conservação do Solo. Ao longo da carreira como agrônomo, desenvolveu trabalhos, além de Piracicaba, em Mogi Guaçu e Pirassununga. No currículo de Nelson conta a participação assídua em movimentos sociais, a exemplo da Campanha pela Redenção Ecológica da Bacia do Piracicaba, lançada em 1985 e na década de 1990, onde este movimento se traduziu na criação de organismos como o PCJ (Consórcio em Defesa das Bacias do Rio Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e, projetou nacionalmente o ex-prefeito José Machado (PT), na condução da ANA (Agência Nacional de Águas).

FOTOGRAFIA – Além da carreira notável como pesquisador, Nelson de Souza Rodrigues se aprimorou nas técnicas de fotografia, sendo que teve expressiva participação em vários salões de artes de artes fotográficas nacionais e internacionais. A experiência lhe rendeu um contrato com a então Companhia Cinematográfica Vera Cruz, onde chefiou seu laboratório fotográfico, tendo participado dos filmes “Caiçara”, “Ângela”, e “Terra é sempre Terra”.

“É pela causa”, disse o autor da homenagem, vereador Gilmar Rotta, para o engenheiro agrônomo aposentado, Nelson Rodrigues de Souza. “Ele contribuiu muito para o Meio Ambiente, colaborando para a criação dos comitês das bacias hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí”.

 Ao final, a filha Jocelyne leu um depoimento onde, contou, resumidamente, os principais feitos do pai, quando de sua forte atuação em prol do Meio Ambiente. “Uma das últimas obras de meu pai foi em parceria com o neto Guilherme Rodrigues Longo, no lançamento do livro ‘Piracicaba, seu rio, seus peixes’, em 2014. Agradeço muito ao presidente Gilmar por essa linda homenagem”, finalizou Jocelyne Rodrigues.

 

 

 

 

 



Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Homenagem Gilmar Rotta

Notícias relacionadas