PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE JUNHO DE 2019

Pedro Kawai critica falta de medicamento para tratamento de Parkinson


Vereador encaminhou ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a moção de apelo 100/2019, aprovada na 34ª reunião ordinária.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Kawai avalia que o direito à saúde, disposto na Constituição de 1988, é um dever fundamental do Estado.



A Câmara aprovou, na reunião ordinária desta quinta-feira (6), a moção 100/2019, de apelo ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, sobre o desabastecimento de medicamentos distribuídos obrigatoriamente pelo Ministério da Saúde em todos os estados, o que, de acordo com o autor da propositura, vereador Pedro Kawai (PSDB), resultou na maior crise da história na oferta de medicamentos gratuitos à população parkinsoniana hipossuficiente no país.

“As entidades defensoras dos direitos dos pacientes portadores da doença de Parkinson, lamentam o desabastecimento de medicamentos, em especial a falta de Pramipexol, o que representa um dano irreversível ao tratamento dos parkinsonianos, agravando o quadro clínico e causando prejuízos definitivos aos pacientes”, observou Kawai.

Ele avalia que o direito à saúde, disposto na Constituição Federal Brasileira de 1988, é um dever fundamental do Estado, assim como a elaboração de políticas públicas que promovam distribuições de medicamentos fundamentais para o tratamento de doenças graves, dentre elas a doença de Parkinson.



Texto:  Raquel Soares
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas