
15 DE MARÇO DE 2018
Visita às dependências da unidade - que abrigará um curso de Medicina - ocorreu na manhã desta quinta-feira (15). 75 alunos iniciam as aulas no dia 9 de abril
Vereador Pedro Kawai (PSDB) e demais autoridades visitam as instalações da Universidade Anhembi-Morumbi
O primeiro secretário da Câmara, vereador Pedro Kawai (PSDB), visitou na manhã de hoje (15), na companhia do prefeito Barjas Negri (PSDB) e do secretário municipal de Saúde e Esportes, Pedro Mello, as instalações da Universidade Anhembi-Morumbi, que entrará em funcionamento no dia 09 de abril, deste ano, com a primeira turma de 75 alunos para o curso de Medicina com duração de seis anos. Localizada na avenida Rio das Pedras, antiga sede do Clube dos Médicos, a universidade contratou – em sua maioria – docentes e funcionários de apoio exclusivamente de Piracicaba (SP), segundo informação do diretor da unidade, o oncologista Marcos Paulo Freire. São 22 professores contratados para o primeiro ano de funcionamento, dois coordenadores além de colaboradores das áreas técnica e administrativa.
O campus de Piracicaba, além de Medicina, ainda terá os cursos de Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Farmácia e Biomedicina. A estrutura, de acordo com Freire, foi projetada para receber dois mil alunos nos próximos quatro anos.
Uma das novidades apresentadas às autoridades é a extinção de cadáveres nos laboratórios. “A gente tem uma tecnologia diferente do ponto de vista de ensino, pois não usamos cadáveres para a disciplina de Anatomia, pois tornaram-se obsoletos. Não é só uma tendência nacional, mas, internacional de utilizar outras ferramentas. Estamos trazendo para São Paulo, São José dos Campos e Piracicaba”, explicou Freire.
Os laboratórios ficam no segundo andar do prédio e contam com imagens de ressonância nuclear magnética, tomografia computadorizada, ultrassom, mesa de intersecção virtual, secção em três dimensões, pintura corporal além de outras técnicas para a substituição do corpo humano
Para o vereador Pedro Kawai, Piracicaba terá uma “faculdade de primeiro mundo”. Ele disse que a chegada da universidade “vai refletir nos munícipes, pois a grande maioria dos alunos que vêm para as cidades que contam com um curso de medicina permanecem no município. Teremos mais médicos e residentes para reforçar e melhorar o atendimento à população”, enfatizou.
O prefeito Barjas Negri salientou que a estrutura é moderna e funcional e garantiu que os alunos do curso de medicina “vão percorrer a rede do SUS (Sistema Único de Saúde), o que de fato será um ganho para a cidade que se tornará um polo de saúde, pois amanhã (16) teremos a inauguração do Hospital Regional”.
A construção da unidade teve início em agosto de 2017 e concluída em dezembro do mesmo ano. A sede fica na avenida Rio das Pedras, 1601, Pompéia. Outras informações pelo 0800 015 9020.