
05 DE FEVEREIRO DE 2014
Vereador quer envolver seu mandato nas comemorações, em Piracicaba, do bicentenário de nascimento de Dom Bosco.
Darcy Libardi, Pedro Cruz e o padre Marco Biaggi conversam sobre os preparativos para a comemoração, em Piracicaba, dos 200 anos de Dom Bosco
Salesianos do mundo todo celebrarão, de agosto de 2014 a agosto de 2015, o bicentenário de nascimento de São João Bosco ––aclamado por João Paulo II como "pai e mestre da juventude", fundador da Congregação Salesiana, padroeiro de Brasília (DF) e da Patagônia e patrono dos mágicos.
Diante da proposta da Congregação Salesiana com sede em Roma, na Itália, e da Inspetoria Salesiana de São Paulo, o vereador Pedro Cruz (PSDB), que é também ex-aluno salesiano, está propondo à direção da Comunidade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba o apoio do seu mandato nos eventos, nas celebrações e em outras iniciativas alusivas ao bicentenário.
Para tanto, Pedro Cruz reuniu-se nesta terça-feira (4) com o padre Marco Biaggi, recém-empossado diretor-geral da Comunidade Salesiana local. O vereador esteve acompanhado de sua chefe de gabinete, Darcy Libardi, e do assessor Marcos Vanceto, também ex-aluno e ex-salesiano.
Na ocasião, Pedro Cruz entregou ao padre Marco Biaggi nove sugestões de iniciativas, das quais os ex-alunos do Dom Bosco Piracicaba poderão participar direta ou indiretamente. "Fomos muito bem recebidos pelo padre Marco, nos sentimos em casa. Nosso encontro foi de amigos, de parceiros. Sou ex-aluno do Colégio Dom Bosco e, além do saudosismo e da formação que recebemos, sempre nos preocupamos em continuar participando da obra de Dom Bosco", disse o vereador.
"E agora, assim como participamos das comemorações do cinquentenário da presença salesiana em Piracicaba, em 2000, e da vinda da urna com as relíquias de Dom Bosco, em 2009, queremos envolver o movimento de ex-alunos salesianos nos eventos dos 200 anos de nascimento de Dom Bosco por meio do nosso mandato", afirmou Pedro Cruz.
"Não podemos deixar esse momento passar despercebido pelos piracicabanos e, principalmente, pelos ex-alunos e familiares. Entregamos algumas sugestões e oferecemos nosso apoio também para as propostas que venham dos salesianos. Queremos unir forças: Dom Bosco e os salesianos merecem toda a nossa consideração", completou o parlamentar.
QUEM FOI DOM BOSCO - João Melchior Bosco nasceu em 16 de agosto de 1815, em Castelnuovo d'Asti, na Itália. Ordenado sacerdote em 5 de junho de 1841, morreu em Turim em 31 de janeiro de 1888. No Brasil, os salesianos chegaram em 1883 a Niterói, onde fundaram a primeira obra: o Colégio Salesiano Santa Rosa.
Atualmente, os salesianos mantêm no Brasil mais de cem instituições de ensino fundamental e médio, com aproximadamente 90 mil alunos e quatro mil educadores. Dirigem dez grandes universidades e centros universitários, oferecendo mais de cem cursos. Desenvolvem uma rede muito ampla de obras sociais e de formação profissional.
Ao todo, são seis inspetorias salesianas no Brasil que coordenam as atividades de um conjunto de obras salesianas: a Inspetoria Salesiana São Domingos Sávio, também denominada Inspetoria Missionária da Amazônia, abrange Amazonas, Pará, Acre e Rondônia; a Inspetoria Salesiana São João Bosco abrange Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Tocantins e Distrito Federal; a Inspetoria Salesiana do Mato Grosso abrange Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o noroeste de São Paulo; a Inspetoria São Luís Gonzaga abrange Pernambuco, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas; a Inspetoria Salesiana São Pio X abrange Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná; e, por fim, a Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, fundada em 1896, abrange as obras salesianas no Estado de São Paulo, tendo sua sede no Liceu Coração de Jesus, na capital paulista.
Em Piracicaba, a obra de Dom Bosco foi inaugurada em 20 de agosto de 1950, com a fundação do Colégio Salesiano Dom Bosco, no bairro Alto. Em 1962, foi fundado o Oratório São Mário, na Vila Rezende. Em 1974, os salesianos assumiram a Paróquia Senhor Bom Jesus do Monte, no bairro Alto. Em 2004, surgiu a Faculdade Salesiana Dom Bosco, que funciona nas dependências do Colégio Dom Bosco Assunção.