
08 DE JANEIRO DE 2014
Vereador realizou pré-lançamento de campanha de mobilização para arrecadação ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
O vereador Pedro Cruz, líder de bancada do PSDB na Câmara, comemora ao lado de sua equipe de gabinete, Receita Federal-Piracicaba, Secretaria de Desenvolvimento Social, CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), OSCIP Pira 21 e Sindicato dos Contabilistas e de muitos empresários da cidade, os resultados da arrecadação do Fumdeca (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) em 2013, que é de R$ 2 milhões, praticamente o dobro arrecadado em 2012.
Em setembro de 2013 o mandato de Pedro Cruz organizou na sede do Sindicato dos Contabilistas, o evento de pré-lançamento de campanha de mobilização para arrecadação ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na destinação de parte do Imposto de Renda (IR), de pessoas físicas (6%) e jurídicas (1%), que pode ser doada às entidades assistenciais da cidade mediante aprovação de projetos.
Da Mesa de honra participaram o vereador Pedro Cruz, os secretários municipais Eliete Secamilli (Semdes), Cláudio Bini (Procuradoria Jurídica) e Sérgio Fortuoso (Semtre), o delegado da Receita Federal em Piracicaba, Luiz Antonio Arthuso, o secretário executivo do Pira 21, Marcelino Sacchi, Hermenegildo Vendemiatti, presidente do Sincop - Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba e Região. O público manteve-se formado por empresários, contabilistas e representantes de empresas e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), na pessoa de Marcolino Malosso Filho.
EXPLICAÇÕES - Arthuso (Receita Federal) prestou esclarecimentos sobre os procedimentos que empresas e o cidadão comum podem adotar para abater parte do imposto devido ou reduzir o montante a ser pago quando decide ajudar uma entidade. Arthuso discorreu sobre o pioneirismo de Piracicaba no estímulo às doações e, sobre o potencial da cidade que pode chegar aos 10 milhões anuais.
O secretário executivo da OSCIP Pira 21, Marcelino Sacchi enfatizou a disposição da organização em prol da campanha que visa reverter em ações sociais parte da arrecadação do imposto de renda. Marcolino Malosso Filho do CMDCA de Piracicaba elogiou a iniciativa dos organizadores do encontro e falou sobre a importância da campanha.
Pedro Cruz traçou um histórico a partir de 2005, para reforçar a continuidade da campanha, com a meta de pelo menos atingir 5 milhões de arrecadação, incluindo o aumento do rol de parceiros e o despertar de consciência do cidadão para reverter parte do IR em ações sociais.
Cláudio Bini também enalteceu a importância da campanha e do envolvimento da iniciativa privada, em ações que promovem os jovens, visando um futuro melhor às novas gerações. Eliete Secamilli, (SEMDES) falou em nome do Executivo e, informou que em 2012 foram arrecadados cerca de 1 milhão de reais, contemplando projetos de 17 entidades, envolvendo mais de 3 mil adolescentes.
O presidente do Sincop, Hermenegildo Vendemiatti falou da importância em reforçar a campanha como estímulo a empresas e sociedade em geral para repasse de parte do IR devido para entidades beneficiadas com o Fumdeca de Piracicaba, visando promover educação, saúde, recreação, esporte, cultura, lazer e profissionalização para milhares de crianças e adolescentes carentes de Piracicaba.
“Comemoramos com alegria o resultado da arrecadação em 2013. Sabemos que foi o primeiro ano no qual o contribuinte pode fazer a doação no ato da declaração do IR. Porém, em Piracicaba, foi também o ano que nosso mandato, ao lado da Receita Federal, SEMDES, Pira 21 e Sincop, promoveu uma campanha mais efetiva para aumentar essa arrecadação. Conseguimos duplicar de 1 milhão para dois milhões. Nossa meta é chegarmos a pelo menos 5 milhões ao ano e quem sabe aos 10 milhões. A campanha continua. Nosso mandato está empenhado e envolvido nessa batalha. Vamos continuar a auxiliar os órgãos competentes a atingir essa meta”, declara o vereador Pedro Cruz.