PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

27 DE AGOSTO DE 2021

Paulo Camolesi defende uso de energia solar em prédios públicos


Vereador falou do tema ao discursar, na tribuna da Câmara, na quinta-feira (26), dentro dos 10 minutos regimentais destinados a oradores



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Paulo Camolesi usou os 10 minutos regimentais destinados aos oradores






“Pensar lá na frente”, sugeriu o vereador Paulo Camolesi (PDT), ao defender o uso de sistema de energia fotovoltaica, captada pela luz solar, em prédios públicos municipais. “Eu gosto de ver o futuro”, lembrou, ao destacar que dentro de uma conjuntura de escassez de água e de incêndios, é preciso pensar em alternativas mais sustentáveis. 

Ele trouxe o tema à tona na quinta-feira (26), durante a 26 reunião ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, ao usar o espaço regimental de 10 minutos destinado a oradores durante o Pequeno Expediente. “Não podemos apresentar projetos que gerem custos à Prefeitura, mas eu deixo aqui como sugestão para isso seja implementado”, declarou. 

Camolesi lembrou que na Prefeitura de Curitiba, capital do Estado do Paraná, existe um projeto que, desde 2001, passou equipar prédios públicos com produção de energia a partir da luz solar e já 439 painéis instalados, troca de lâmpadas por LED, que geram economia, e a intenção é economizar em 50% o custo com energia elétrica no Executivo de lá.

“Temos formas de melhorar e de ter um mundo mulher, o que falta é visão”, disse, ao citar o ex-prefeito João Herrmann Netto, que, na década de 1970, decidiu captar água no rio Corumbataí -- até então, a cidade buscava o recurso no rio Piracicaba. “Ele foi chamado de ‘louco’ na época, mas se não fosse essa ‘loucura’, como estaríamos hoje”, questionou.

CPI DA MERENDA - Em aparte, o vereador Cássio Luiz Barbosa, o Cássio “Fala Pira” (PL), destacou a convocação de depoentes à CPI da Merenda, dentro do processo de esclarecimento das possíveis irregularidades cometidas na prestação do serviço no Município. “Nós vamos ao Ministério Público para que essa empresa Nutriplus seja afastada de Piracicaba, essa empresa está sendo investigada”, disse ele, que é presidente da comissão parlamentar de inquérito, ao criticar que o mesmo grupo tenha recentemente ganhado o contrato da merenda após licitação do Executivo.

“São várias irregularidades que estão surgindo e podemos aproveitar esse relatório da CPI, que revisamos com o apoio do Departamento Jurídico da Casa”, disse Acácio Godoy (PP), relator da CPI da Merenda.

 



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Paulo Camolesi

Notícias relacionadas