
22 DE ABRIL DE 2020
Coordenador do programa, Erich Vallim Vicente conversou com a jornalista sobre o trabalho de transparência desenvolvido na Câmara
Erich Vallim Vicente coordena as ações do programa Parlamento Aberto na Câmara
O programa Parlamento Aberto participou da live da jornalista Cristiane Sanches na última sexta-feira (17). O jornalista Erich Vallim Vicente, jornalista e servidor da Câmara de Vereadores de Piracicaba, falou sobre a atuação em torno da transparência desenvolvida no Legislativo piracicabano, cuja aprovação do projeto de resolução 4/2019 completa um ano..
Erich explicou que o trabalho em prol do programa Parlamento Aberto iniciou-se em 2018, como fruto da LAI (Lei de Acesso à Informação), com o nome “Rumo ao Parlamento Aberto”. Em abril de 2019, com a aprovação do PR 4/2019, da Mesa Diretora, foi criado o programa.
Desde então, são desenvolvidos vídeos institucionais sobre o Legislativo e sobre os trabalhos da Câmara. Também estimulou a criação de outros projetos de aproximação da população aos trabalhos dos vereadores, como Câmara Inclusiva, Câmara Sustentável e o Parlamento Aberto Vai à Escola. Além disso, o programa atua por meio do perfil do Instagram do Parlamento Aberto, que é pioneiro no trabalho deste setor.
O jornalista falou sobre a importância da criação da LAI para a transparência pública, o que impacta em melhoras de índices, como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). "Você não faz democracia sem jornalismo, sem jornalistas; e não recebe informação qualificada”, comentou Erich.
O servidor também lembrou que a Câmara passou por um processo em que não houve abertura para o diálogo com a população. Ele explicou que, como experiência deste período anterior, o contato entre Legislativo e população é trabalhado há alguns anos, com as iniciativas da Mesa Diretora e execução a partir do Departamento de Comunicação, atualmente sob direção da jornalista Valéria Rodrigues.
“O Parlamento Aberto leva a informação da Câmara e valoriza o papel do Legislativo, o que eu acho fundamental. A gente está vendo no Brasil, hoje, o quanto o Congresso Nacional é importante, o quanto as Assembleias Legislativas são importantes, o quanto as câmaras são importantes”, comentou o jornalista.
Erich também falou sobre seu processo de adaptação a abordagem do Parlamento Aberto, que é diferente da aplicada em jornais e outros meios tradicionais, visto que visa a disseminação da informação de forma didática. De acordo com ele, para se interar do meio do trabalho, foi necessário que ele realizasse estudos sobre a Lei Orgânica, o Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Piracicaba, entre outros.
“Você entende como é importante todo esse arcabouço jurídico do Legislativo, que existe para ele poder permear a nossa relação”, disse Erich.
O apresentador do programa Parlamento Aberto afirmou que o acesso aos dados públicos e os dispositivos incluídos na LAI fornece tem "papel civilizatório" em questões como o combate a corrupção, visto que, além de apontar o que é errado, explica os motivos.
“O Parlamento Aberto é parte desse processo civilizatório, que é ensinar as pessoas a entenderem o processo político dentro do poder público”, comentou.