PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE ABRIL DE 2021

Palestras focam promoção da segurança alimentar e qualidade de vida


Interessados já podem se inscrever, no ciclo de discussões da Escola do Legislativo, que acontece de 10 a 13 de maio, online; as inscrições começam hoje (22) até o dia 5



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Palestras focam promoção da segurança alimentar e qualidade de vida



Promover discussões sobre o despertar do processo de conscientização nas alergias alimentares, abordando estratégias para a inclusão, com segurança, de quem convive com a condição nas atividades do dia-a-dia.

Com este objetivo, a Escola do Legislativo "Antonio Carlos Danelon - Totó Danelon", da Câmara Municipal de Piracicaba, em parceria com o Coletivo Acolhimento Alimentar, realiza um ciclo de palestras para discutir esta temática social, partindo da premissa que a promoção da segurança e maior qualidade de vida para quem convive com alergias alimentares contribui com a redução de impactos na saúde pública em contexto escolar e laboral.

As inscrições estarão abertas, gratuitamente, de 22/04/2021 a 07/05/2021. As palestras acontecem de 10/05/2021 a 13/05/2021, via online, pela plataforma Zoom, das 14 às 16 horas. Para se inscrever, clique aqui.

As palestras serão realizadas pelo Coletivo Acolhimento Alimentar. O movimento organizado é conduzido por mulheres que convivem com necessidades alimentares especiais em suas famílias. Atua desde 2017 na cidade de Piracicaba com ações para maior visibilidade e melhoria na qualidade de vida das pessoas, em especial crianças e jovens estudantes, que vivem com dietas restritivas, sendo o tema mais desenvolvido o da inclusão escolar.

O Coletivo também faz a divulgação de informações relevantes ao tema da inclusão em rede com movimentos organizados do Brasil e atende famílias que buscam informações para inclusão em qualquer lugar do país.

O interesse em debater o tema vem da constatação que o número de casos de alergias alergias alimentares vem crescendo. Estima-se que 6% das crianças e 3,5 % dos adultos brasileiros têm alergias alimentares. Para quem tem a condição e para as pessoas com as quais ela convive, o diagnóstico traz a necessidade de uma série de mudanças na rotina mas, ao mesmo tempo, a falta de conhecimento sobre a temática gera prejuízos no contexto escolar e laboral e a necessidade de atendimento em caso de reações adversas com custo para a saúde pública. Trata-se de um problema de saúde pública, merecendo atenção de todos: família, escola, profissionais de saúde e suas entidades e do governo.

Programação

10 de maio das 14h às 16h
Palestra "Alergia alimentar em tempos de pandemia- um olhar para os cuidados emocionais"
Palestrante: Érica Campos Gomes Doutoranda e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Estudiosa e especialista em famílias com crianças e adolescentes com alergia alimentar e/ou com necessidades alimentares especiais.

11 de maio das 14h às 16h
Palestra "Alergia Alimentar e aspectos sobre Vacinação"
Palestrante: Dra. Elaine Gagete Miranda (ASBAI). Médica Alergista e Imunologista, com Doutorado pela Faculdade de Medicina - USP. Integra os Comitês de Anafilaxia e Imunoterapia da ASBAI (ASBAI- (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia). É membro da AAAAI (American Academy of Asthma, Allegy and Immunology) e da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações)

12 de maio das 14h às 17h
Roda de Conversa "Impacto das Ações Locais para inclusão de alérgicos alimentares na escola"

Palestrantes: Erika Pereira. -Mundo Valente (Contagem - MG). Erika é mãe de um garoto alérgico alimentar múltiplo. Através de sua rede social ela e seu marido compartilham suas experiências e levam informação ao público em geral sobre o tema da alergia alimentar, ainda tão desconhecido.

Helem de Oliveira, Aline Siqueira, Andressa Coelho e Aline Alves - Pequenos Alérgicos do Vale (Taubaté -SP). Formado por mães de alérgicos alimentares, o grupo tem atuação na região do Vale do Paraíba e desenvolve ações locais para apoio, acolhimento, troca de experiências e partilha sobre todas as questões que envolvem o dia-a-dia da família após o diagnóstico de alergia alimentar.

Mediadoras: Coletivo Alimentar - Érica Speglish, Heloize Milano - Bióloga e Mestra em Ciências (USP), Nielle Ribas - Cientista política e Mestra em Ciência Política (UnB) e Talita Teixeira - Fisioterapeuta e Mestra em Saúde Pública (USP).

13 de maio das 14h às 16h
Palestra "O Conselho de Alimentação Escolar de Piracicaba - espaço de participação popular para a garantia da execução do PNAE"
Palestrante: Alessandra Siqueira Cozzo é nutricionista e coordenadora responsável pelo curso de Nutrição e Dietética na Etec Fernando Febeliano da Costa. Atual presidente do CAE de Piracicaba que atua para a consicientização da alimentação escolar de qualidade por meio da fiscalização de recursos públicos repassados para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O curso integrará a programação da IV Semana da Conscientização da Alergia Alimentar de Piracicaba e será transmitido ao vivo pelo aplicativo Zoom. A transmissão também será feita ao vivo pelo YouTube da Escola

https://www.youtube.com/channel/UCof7kyatk6Sz4xk7lhYc4xQ



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Escola do Legislativo Pedro Kawai Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas