
01 DE JUNHO DE 2015
Estudantes de Santa Teresinha estiveram na Câmara a convite de Longatto
Evento no salão nobre recebeu alunos da Emef Escola João Otávio de Mello Ferracciu
Com a palestra Água – Saber Cuidar, a Câmara abriu nesta segunda-feira, 1º, a Semana do Meio Ambiente. Questões sobre desmatamento, estiagem e consumo foram abordadas por Elizabeth da Silveira Nunes Sales, do NEA (Núcleo de Educação Ambiental), a 50 estudantes da Emef (Escola Municipal de Educação Fundamental) João Otávio de Mello Ferracciu, de Santa Teresinha. As ações seguem até quarta-feira, 3, no Salão Nobre Helly de Campos Melges, por iniciativa do vereador José Aparecido Longatto (PSDB).
Segundo Elizabeth, o Brasil ainda descumpre a recomendação da ONU (Organização das Nações Unidas) quanto ao consumo diário de água. Cada brasileiro utiliza 166 litros, enquanto o adequado é 110 litros por dia. Ela citou comparativos sobre o consumo médio de água: 423 litros para um jornal, 15 litros de água para quatro litros de leite, até 3.300 litros de água para um quilo de feijão e 30 litros de água em um tomate.
A palestrante lembrou as ações em prol do meio ambiente na cidade, a exemplo do Cata Cacareco e Reciclador Solidário, além dos ecopontos espalhados em pontos estratégicos dos bairros. Ela também explicou o funcionamento do Sistema Cantareira e a importância do rio Corumbataí para a cidade, já que ele é responsável pelo abastecimento de 90% da água de Piracicaba.
Elizabeth formou uma roda com os 50 estudantes – de oito anos de idade – para brincar de Teia da Água. Eles receberam cartões coloridos e tiveram de responder sobre conceitos básicos de ecologia e os diversos elementos dos ecossistemas. A cada resposta, o estudante deveria segurar um barbante, que ao final formou uma grande teia, também desfeita no decorrer da brincadeira, quando foram expostos os problemas do meio ambiente.
Ao saudar os alunos e a direção da escola, Longatto comentou a importância do descarte adequado do lixo, da manutenção das águas e dos cuidados básicos no dia a dia. “Nós temos uma mãe que nos gerou, que nos deu acalento, mas temos ainda outra mãe, a natureza, que nos mantém vivo”, disse o parlamentar, que convidou ainda estudantes de outras unidades para a semana. Estarão presentes, na terça-feira, 2, a Escola Maria de Lourdes Silveira Cosentino, do Vila Sônia, e na quarta-feira, 3, a Escola Catharina Casale Padovani, de Santa Teresinha.
A Semana do Meio Ambiente é realizada pelo gabinete do vereador José Aparecido Longatto com apoio do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Consórcio e Agência do PCJ, NEA (Núcleo de Educação Ambiental) da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e empresa Água do Mirante.
Após as palestras em cada dia da programação, os alunos são convidados a percorrer a exposição A Arte Bruta, com obras do artista e arquiteto paulistano Tito Cunha. Ele produziu insetos, aves, robôs, cachorros, cabeças de bois e libélulas a partir de objetos extraídos de caçambas, ferros velhos, desmanches, lixeiras e brechós. A mostra fica em cartaz até o dia 3, no hall do prédio anexo (rua do Rosário, 833, Centro).
Acompanharam as atividades nesta segunda-feira a diretora Cibele Marin Verdi, as professoras Ana Carolina Guerrini e Graziela Gonçalves de Souza Alves e o escriturário Gilliard José Celine.