
20 DE MARÇO DE 2014
Iniciativa do vereador Paiva, Semana da Mulher recebeu secretária do Contraf
Deise Recoaro: "ser mulher é uma construção social"
Como parte das atividades da Semana da Mulher Trabalhadora - Construindo um Sociedade Solidária, o vereador José Antônio Fernandes Paiva (PT) trouxe a palestra Desigualdade de gênero no mercado de trabalho: ação e solidariedade, com a secretária de políticas para as mulheres do Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), Deise Recoaro. Ocorrido na tarde desta quinta-feira, 20, no Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região, o evento teve como público os alunos do curso técnico de gestão em negócios do Senac e dirigentes sindicais.
Deise citou os dados presentes no Perfil do Bancário 2014, que aponta a existência de 2,74% de mulheres negras em atuação nas 21 cidades em que a pesquisa foi realizada. Ela exibiu a animação Um Sonho Impossível?, produzida pela ONU (Organização das Nações Unidas), que traz exemplos sobre as obrigações diárias da mulher no mercado de trabalho e no lar, como o cuidado com a criação dos filhos, alimentação, limpeza e manutenção da casa.
Após o vídeo, de forma didática a palestrante provocou a participação dos alunos, que apresentaram suas reflexões sobre o público feminino na sociedade e também fizeram perguntas sobre a situação global. Ela lembrou que mesmo com maior formação, as mulheres continuam sendo remuneradas de forma desigual. "A gente foi construindo socialmente a divisão sexual do trabalho. Não se nasce mulher, torna-se mulher. Portanto, ser mulher é uma construção social", destacou Deise.
Discutir a situação dentro de casa, para despertar a igualdade de tratamento foi uma das recomendações que o vereador Paiva fez aos alunos. "Não existe sociedade se não houver igualdade", disse ele, que lembrou um projeto de lei de sua autoria, apresentado no ano passado, que assegura 50% das vagas para o sexo feminino nos conselhos municipais.
Também acompanharam a palestra Angela Savian, vice-presidente do Sindicato dos Bancários; Leila Motta Paiva, assessora do Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba); Adelize Nascimento, da Semtre (Secretaria Municipal do Trabalho e Renda); e as professoras do Senac Deliane Desan Scopinho e Alessandra Leme.
Ainda na noite desta quinta-feira, a secretária do Contraf estará presente na reunião ordinária da Câmara de Vereadores. O expediente será suspenso para que ela apresente, por 30 minutos, uma pesquisa a partir de dados do Ministério do Trabalho e Emprego sobre o mercado de trabalho das bancárias no país.
O encerramento da programação da Semana da Mulher Trabalhadora será amanhã, 21, às 19h30, na Câmara, com a palestra Articulação entre trabalho produtivo e trabalho reprodutivo, com a economista Marilane Oliveira Teixeira.