PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 20 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

20 DE MARÇO DE 2014

Palestra discute desigualdade de gênero no mercado de trabalho


Iniciativa do vereador Paiva, Semana da Mulher recebeu secretária do Contraf



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Suelen Faria (1 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Paiva defende o diálogo para diminuir as desigualdades

Paiva defende o diálogo para diminuir as desigualdades
Foto: Suelen Faria (2 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Deise Recoaro: "ser mulher é uma construção social"

Deise Recoaro: "ser mulher é uma construção social"
Foto: Suelen Faria (3 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Alunos do curso técnico de gestão em negócios do Senac assistiram palestra

Alunos do curso técnico de gestão em negócios do Senac assistiram palestra
Foto: Suelen Faria (4 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Evento ocorreu na tarde de quinta-feira, 20, na sede do Sindicato dos Bancários

Evento ocorreu na tarde de quinta-feira, 20, na sede do Sindicato dos Bancários
Foto: Suelen Faria Salvar imagem em alta resolução

Deise Recoaro: "ser mulher é uma construção social"



Como parte das atividades da Semana da Mulher Trabalhadora - Construindo um Sociedade Solidária, o vereador José Antônio Fernandes Paiva (PT) trouxe a palestra Desigualdade de gênero no mercado de trabalho: ação e solidariedade, com a secretária de políticas para as mulheres do Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), Deise Recoaro. Ocorrido na tarde desta quinta-feira, 20, no Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região, o evento teve como público os alunos do curso técnico de gestão em negócios do Senac e dirigentes sindicais.

Deise citou os dados presentes no Perfil do Bancário 2014, que aponta a existência de 2,74% de mulheres negras em atuação nas 21 cidades em que a pesquisa foi realizada. Ela exibiu a animação Um Sonho Impossível?, produzida pela ONU (Organização das Nações Unidas), que traz exemplos sobre as obrigações diárias da mulher no mercado de trabalho e no lar, como o cuidado com a criação dos filhos, alimentação, limpeza e manutenção da casa.

Após o vídeo, de forma didática a palestrante provocou a participação dos alunos, que apresentaram suas reflexões sobre o público feminino na sociedade e também fizeram perguntas sobre a situação global. Ela lembrou que mesmo com maior formação, as mulheres continuam sendo remuneradas de forma desigual. "A gente foi construindo socialmente a divisão sexual do trabalho. Não se nasce mulher, torna-se mulher. Portanto, ser mulher é uma construção social", destacou Deise.

Discutir a situação dentro de casa, para despertar a igualdade de tratamento foi uma das recomendações que o vereador Paiva fez aos alunos. "Não existe sociedade se não houver igualdade", disse ele, que lembrou um projeto de lei de sua autoria, apresentado no ano passado, que assegura 50% das vagas para o sexo feminino nos conselhos municipais.

Também acompanharam a palestra Angela Savian, vice-presidente do Sindicato dos Bancários; Leila Motta Paiva, assessora do Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba); Adelize Nascimento, da Semtre (Secretaria Municipal do Trabalho e Renda); e as professoras do Senac Deliane Desan Scopinho e Alessandra Leme.

Ainda na noite desta quinta-feira, a secretária do Contraf estará presente na reunião ordinária da Câmara de Vereadores. O expediente será suspenso para que ela apresente, por 30 minutos, uma pesquisa a partir de dados do Ministério do Trabalho e Emprego sobre o mercado de trabalho das bancárias no país.

O encerramento da programação da Semana da Mulher Trabalhadora será amanhã, 21, às 19h30, na Câmara, com a palestra Articulação entre trabalho produtivo e trabalho reprodutivo, com a economista Marilane Oliveira Teixeira.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Cidadania José Paiva

Notícias relacionadas