
14 DE MARÇO DE 2014
Vereador esteve nesta quinta-feira, 13, no Centro Cívico, quando os profissionais foram apresentados pelo prefeito Gabriel Ferrato (PSDB)
O mandato do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) e o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região recepcionaram nesta quinta-feira, 13, quatro médicos cubanos do Programa “Mais Médicos” do governo federal que irão trabalhar em Piracicaba. Os profissionais vão atuar no Programa “Saúde da Família” (PSF) no Jardim Gilda, Boa Esperança 1 e 2 e no Jardim Oriente.
Os quatro médicos têm experiência internacional e especialização em Medicina Geral Integral, o equivalente a especialização em Atenção Básica de Saúde, justamente a área em que há falta de profissionais em Piracicaba.
Mercedes Rosário Sosa Herrera tem 42 anos, se formou em 1995 e já trabalhou na Bolívia por dois anos. Olga Lídia Llanes Dias tem 47 anos, concluiu o curso de Medicina em 1990 e trabalhou em Honduras por dois anos. Wilfredo Dajaroch Carbonell tem 41 anos, trabalhou três anos em Portugal e seis na Venezuela. E Yolaysi Frometa Torres tem 35 anos, atuou três anos na Venezuela e está formada desde 2002.
Os médicos cubanos estão no Brasil há um mês e passaram por um curso sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, bem como frequentaram aulas de português. Para Wilfredo Dajaroch Carbonell, a língua não será problema. “Já estamos falando melhor do que quando chegamos e no contato com a população entendemos a linguagem dos bebês de 10 dias, por exemplo, e não teremos dificuldade com os outros pacientes”.
Olga Lídia Llanes Dias disse que está muito feliz em trabalhar no país. “Viemos trabalhar para ajudar a população e estamos sendo muito bem recebidos”, enfatizou. Piracicaba tem hoje 45 unidades do Programa Saúde da Família e ainda faltam seis médicos para que as equipes fiquem completas. Há expectativa é de que esses profissionais cheguem à cidade na quarta fase do Programa “Mais Médicos” em abril.