
25 DE JUNHO DE 2015
A família beneficiada recebe uma quantia equivalente ao custo de um aluguel popular
Paiva defende aluguel social para aliviar a pressão sobre moradia
O Aluguel Social é um recurso assistencial mensal destinado a atender, em caráter de urgência, famílias que se encontram sem moradia. É um subsídio concedido por período de tempo determinado. A família beneficiada recebe uma quantia equivalente ao custo de um aluguel popular. É isso o que propôs o vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) em emenda ao Plano Plurianual de Piracicaba.
Segundo o vereador, “é dever do Poder Público garantir o direito à moradia em médio e longo prazo. Ou seja, enquanto o cidadão ou a cidadã não consegue o financiamento público de sua moradia ele pode ser beneficiado com o aluguel social, assim diminuímos a pressão sobre moradia que tem sido cada vez maior em Piracicaba”, comentou.
Em São Paulo, por exemplo, o aluguel é prorrogado após os seis primeiros meses por mais 12 meses, e assim sucessivamente, até que o morador consiga a solução definitiva. Considerando que já estão em construção 1.300 moradias financiadas pelo programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal e estão abertas as inscrições para o sorteio de mais 1.920 apartamentos do mesmo programa, em médio prazo, boa parte da demanda habitacional em Piracicaba estará equacionada.