PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

01 DE MARÇO DE 2024

Padre Celso receberá moção de aplausos


Homenagem será entregue por André Bandeira.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

André Bandeira entregará homenagem a Padre Celso



Aprovada na 8ª Reunião Ordinária de 2024, realizada nesta quinta-feira (29), a moção de aplausos 30/2024, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), ao Padre Celso de Jesus Ribeiro pelos relevantes serviços prestados junto à comunidade.

Filho de José Ribeiro e Nair Granzoto Ribeiro (in memoriam), nasceu em Piracicaba, é formado em Ciências Contábeis pela Unimep e trabalhou na Caixa Econômica Federal, por quase 30 anos.

Durante a infância e juventude, foi batizado, fez a 1ª Eucaristia e a Crisma, frequentando as missas aos domingos na Igreja São Judas Tadeu, sua paróquia de origem, jamais imaginando que um dia se tornaria sacerdote.

Na década de 90, aceitou o convite do Padre. Paulo Haenraets, para ser ministro extraordinário da Comunhão Eucarística. Passou a fazer celebrações nas capelas da paróquia como Ministro da Palavra e se envolveu em diversas pastorais e movimentos.

Em 2009, ingressou na Escola Diaconal da Diocese de Piracicaba, sendo aceito pelo bispo da época, Dom Fernando Mason, após o convite para ser diácono permanente feito pelo então pároco da paróquia São Judas Tadeu, padre Alvarino Bienzobás Junior (in memoriam), tornando-se o primeiro e único candidato solteiro ao diaconado permanente na Diocese de Piracicaba.

Enquanto se preparava na Cúria Diocesana para se tornar diácono, fez as faculdades de Teologia e Filosofia pela Faculdade Claretianos em Rio Claro.

Foi ordenado Diácono permanente junto com mais 25 colegas, homens casados, em fevereiro de 2014 e cerca de 4 anos depois, pediu a Dom Fernando a ordenação para sacerdote.

Dom Fernando aceitou seu pedido, e em 2017 acompanhou e auxiliou no trabalho vocacional da Diocese junto dos reitores dos seminários. Em 2018, ingressou no seminário Propedêutico em Piracicaba, no ano seguinte, foi para a casa de Teologia no seminário de Campinas e cursou na PUCC as principais disciplinas da Teologia durante 1 ano.

No dia 26 de janeiro de 2020, foi ordenado sacerdote pela imposição das mãos de Dom Fernando Mason. Exerceu a função de vigário paroquial na Paróquia Imaculada Conceição da Vila Rezende. Em junho de 2021, passou a trabalhar mais diretamente na paróquia São João Batista de Artêmis, que na época era administrada pela Paróquia Imaculada Conceição.

Em novembro de 2022, foi chamado pelo atual bispo Diocesano, Dom Devair Araújo da Fonseca, que lhe comunicou que foi escolhido para ser o novo pároco da Paróquia Santa Catarina de Alexandria em Piracicaba, onde tomou posse no dia 06 de fevereiro de 2023 e logo nos primeiros meses de sua gestão, reconheceu a urgente necessidade de realizar diversas obras na Paróquia. Com o apoio essencial do Diácono Osvaldo Francisco Silva, várias obras puderam ser realizadas com sucesso.

Em fevereiro deu início a uma nova comunidade no bairro Vila Monteiro, cujo padroeiro será São José, a fim de atender um pedido das pessoas mais idosas que não conseguem participar das missas na matriz ou nas outras capelas



Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154


Legislativo André Bandeira

Notícias relacionadas