PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE ABRIL DE 2020

Paciente conta sintomas e tratamento após diagnóstico de Covid-19


Jornalista Tony Corazza relatou experiência como paciente do novo coronavírus em live do programa Parlamento Aberto, na última sexta feira (17)



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Arte: Saulo Macedo





A live da última sexta-feira (17) do perfil do Instagram do Programa Parlamento Aberto abordou a experiência de Tony Corazza como paciente do novo coronavírus. Em entrevista conduzida pelo jornalista Erich Valim Vicente, ele contou que recebeu o diagnóstico do novo coronavírus após 30 dias do contágio da doença, quando já estava recuperado da Covid-19.

“Eu descobri o meu exame 25 dias depois, eu já estava isolado há um mês. Então, não mudou nada na minha vida, eu já tinha sarado”, disse Tony Corazza.

O jornalista disse que entrou em quarentena voluntariamente, após suspeitar de alguns sintomas. Ele havia realizado uma viagem com amigos residentes da cidade de São Paulo no interior do Estado de São Paulo e, após três dias de viagem, sentiu sintomas da doença.

Tony, inicialmente, acreditou que estava com insolação, pois ele e os amigos haviam passado longo período expostos ao Sol no último dia de viagem. No dia seguinte, na chegada em sua residência, o jornalista passou a tossir e a sentir dores no peito. “Acordei no dia seguinte com muita tosse, que dói o peito, e eu geralmente não tenho esses problemas. É uma dor diferente, estranha, entre muscular e uma inflamação”, relatou.

Com o surgimento dos sintomas, o jornalista começou a medicar-se com antigripais. Após quatro dias, Tony recebeu uma ligação dos amigos que estiveram em sua última viagem e foi informado de que eles tinha contraído o novo coronavírus. Na ligação, os amigos relataram que realizaram uma tomografia do pulmão e identificaram a existência do vírus.

Após a notícia, o jornalista foi até um hospital, protegido com máscara e luvas, para realizar o exame para o Covid-19. Tony contou na entrevista do programa Parlamento Aberto que a sua reivindicação para o teste não foi imediatamente aceita. Ele contou que, no período em que contraiu a doença, haviam poucos casos de Covid-19 no Brasil e nenhum caso em Piracicaba e relato sobre os sintomas não foi associado aos sintomas provocados pelo vírus.

“Eu não culpo ninguém. Se fosse um procedimento que a gente já tivesse conhecimento, seria diferente, mas não tinha. Todos estavam perdidos”, disse. O jornalista realizou o teste, que ocorre com a retirada de secreções da região da garganta e da região nasal com swabs e, mesmo sem o resultado do teste, permaneceu em quarentena durante mais 25 dias.

“Não tinha quarentena no Estado de São Paulo, foi uma coisa pessoal, eu que tomei essa decisão. Inclusive, na época, falei para a minha namorada e todos ao meu redor fazerem a quarentena também”, comentou o jornalista.

No período de isolamento, Tony notou produção anormal de suor e tosses secas frequentes. “Foi um processo demorado, lento. Eu não tive sintomas graves, mas tive sintomas que demoraram para sair como, por exemplo, minha tosse, que persistiu por duas semanas. Eu sentia meu peito doer, parecia que tinha alguém subindo nas minhas costas”, comentou.

Após 25 dias da realização do exame, Tony recebeu a confirmação da existência do vírus. Hoje, ele permanece em quarentena e não sente mais os sintomas do novo coronavírus.

Ao final da entrevista, Tony destacou a preocupação quanto à possibilidade de recessão, mas enfatizou que a saúde deve prevalecer ao fator econômico. “Como ser humano, eu sei o seguinte: eu morto não trabalho e nem ganho dinheiro. Então, eu prefiro perder dinheiro e ter um futuro com saúde, em que possa correr atrás, do que não me preocupar. Eu penso como ser humano antes de tudo”, disse.

DADOS CORONAVÍRUS: no início da live, o jornalista Erich Valim Vicente informou sobre o número de casos de Covid-19 confirmados em Piracicaba e no Brasil. Na ocasião, haviam 30 casos confirmados em Piracicaba, 157 casos suspeitos, 166 descartados e dois óbitos. Em relação ao país, foi relatado o dado de 2.141 mortes.

Na última atualização do radar do coronavírus no Município, na terça-feira (21), foi contabilizado pela Prefeitura 40 casos, 175 suspeitos, 192 descartados e dois óbitos. De acordo com o Ministério da Saúde, terça (21) o número de mortos no Brasil chegou a 2.741.

Segundo o Simi (Sistema de Monitoramento Inteligente), criado pelo governo do Estado de São Paulo, até a última segunda-feira (20), a taxa de isolamento do Estado de São Paulo chegou a 59%, enquanto a ideal, esperada pelo Ministério de Saúde, seria 70%.



Texto:  Larissa Souza
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Saúde Parlamento Aberto

Notícias relacionadas