
16 DE ABRIL DE 2018
Atividade da Escola do Legislativo em parceria com a Fast Food da Política foi realizada nesta segunda-feira.
Câmara sediou debate sobre políticas participativas nesta segunda-feira
A Escola do Legislativo promoveu debate sobre educação, nesta segunda-feira (16), na oficina "Política participativa: jogando agora para construir o amanhã", em parceria com a associação privada sem fins lucrativos "Fast Food da Política". O encontro contou com a presença da gestora de políticas públicas Michelle Barreto, também mestre em ciências humanas e sociais aplicadas.
Michelle falou sobre a participação social na construção da educação. "As pessoas precisam se envolver mais na política", afirmou. Em seguida, traçou um panorama da educação no Brasil, apresentou definições de política pública e abordou o Plano Nacional de Educação e direitos de cidadania.
Ela também apresentou os instrumentos de participação: orçamento participativo, audiências públicas, conferências e conselhos municipais. "Precisa ter gente para falar o que a gente quer no nosso município", observou.
Depois, a gestora de políticas públicas mostrou alguns mecanismos —Observatório Social, Observatório Cidadão, Conselhos Municipais e Portais da Transparência— para manter-se informado sobre as ações da cidade. "Qualquer irregularidade pode ser reportada para a Defensoria Pública, para o Ministério Público, para o Serviço de Informação ao Cidadão ou mesmo para a Ouvidoria", informou.
"A ideia é de que as pessoas se envolvam, se inteirem e sejam escutadas. Esses mecanismos são importantes para alcançarmos aqueles que estão tomando as decisões e para que saibam o que a população quer", comentou.
O grupo Fast Food da Política —cuja proposta é usar a linguagem dos jogos para levar informação à população, "fazendo com que seja construída uma política pública de modo didático e lúdico", como informa o coordenador da oficina, Matheus Magalhães— propôs uma atividade aos participantes na qual eles deviam relacionar fotos de educadores brasileiros responsáveis por algum movimento à sua biografia.
Em seguida, foram formados quatro grupos que representaram comissões que analisariam o Plano de Educação Municipal para sugerir alterações em artigos, com apontamentos das falhas a partir da dramatização. A vereadora Nancy Thame (PSDB), diretora da Escola do Legislativo, acompanhou a discussão.
"Política participativa: jogando agora para construir um amanhã" é um ciclo de oficinas com a proposta de levar aos participantes o entendimento das regras do sistema político municipal, ensinando caminhos para a participação no Poder Público. O último encontro teve foco em "segurança pública", e o próximo, previsto para 21 de maio, terá "saúde" como tema.
A ESCOLA - A Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba foi criada pelo decreto 63/2014, de autoria do ex-vereador João Manoel dos Santos, e tem por objetivo a realização de ações voltadas à educação para a cidadania, difusão cultural, capacitação de agentes políticos e lideranças comunitárias, capacitação e atualização de corpo técnico, servidores e vereadores. Atualmente, é dirigida por Nancy Thame e coordenada pelo diretor do Departamento de Documentação e Arquivo, Fábio Bragança.