PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE MAIO DE 2020

“O gestor deve olhar a crise como oportunidade”, diz consultora


Em entrevista ao programa Parlamento Aberto, a professora Valéria Spers frisou a importância do olhar do gestor para “além da crise”



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução




A necessidade de isolamento social, criada pela disseminação da Covid-19, gerou para os gestores um ambiente diferente do convencional. Algumas empresas precisaram fechar as portas e passar a atender de modo a não gerar riscos de contágio, ação que provocou a queda no faturamento e a mudança na forma de relacionamento interno e externo.

Em Piracicaba, houve a queda de 21,5% dos principais tributos da cidade em abril, em comparação com a arrecadação no mês de abril de 2019, houve perda de R$ 15,3 milhões. Além disso, assim como em todo o Brasil, muitos setores obtiveram quedas significativas de arrecadação, em especial, transporte, construção civil, varejo, viagens e bens duráveis.

A situação da pandemia cria a necessidade de inovação no modo de atuação das empresas, assunto que foi tratado pela consultora em gestão empresarial e mercado educacional, Valéria Spers, durante a live desta segunda-feira (11) do programa Parlamento Aberto, conduzida pelo jornalista da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Erich Vallim Vicente.

“O gestor precisa olhar a crise como uma oportunidade. Quando ele faz isso, consegue olhar para além da crise”, comentou Valéria Spers. Ela ressaltou, como exemplo, a iniciativa da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), que promoveu o varejão drive thru no bairro Nova América. A ação possibilitou o acesso de consumidores aos produtos do varejão, inclusive a barraca de pastéis, sem o contato direto com os fornecedores.

Assim como a iniciativa do drive thru, outros setores tem-se adaptado a situação por meio de medidas estratégicas, o que, segundo a consultora de gestão empresarial e mercado educacional, deve ser avaliado de acordo com a situação na qual a empresa está inserida.

"O gestor deve analisar o ambiente no qual o negócio está inserido e realizar um estudo financeiro para avaliar quais ações podem ser colocadas em prática pela empresa", aponta. Esta análise deve observar fatores financeiros, pessoais e sociais para que o gestor consiga optar pela ação que tratá mais benefícios para a empresa.

A consultora usou como exemplo a questão das demissões, que devem ser observadas com cautela, visto que além de impactar no fator social, as demissões também geram a demanda de capacitação futuramente de novos profissionais para ocupar os postos vagos.

Outro exemplo salientado pela consultora são as inversões produtivas, quando a empresa se utiliza do mesmo parque fabril instalado para alterar o produto, como ocorreu com marca de cervejas que passou a produzir álcool em gel. "Mudanças deste tipo são fundamentais", disse, ao comentar que elas devem ser acompanhadas dos pilares da governança cooperativa (transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade).

Valéria Spers frisou também a importância de aproximações com sócio e colaboradores, com o intuito de promoção de ações que favoreçam a todos e promovam a diminuição do impacto da pandemia nos negócios, bem como o fortalecimento das conexões internas da empresa, ação que, segundo ela, auxilia no aumento da produtividade dos funcionários.

“Eu não acredito no rompimento da cultura, mas acredito em pequenas transformações culturais”, comentou a consultora.

As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.

As entrevistas também podem ser acessadas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores.

Para receber as informações do programa Parlamento Aberto direto no celular, é possível cadastrar na lista de transmissão do whatsapp neste link.

CORONAVÍRUS – De acordo com o radar de coronavírus, divulgado pela Prefeitura de Pìracicaba na tarde de segunda-feira (11), há 216 casos confirmados do novo coronavírus na cidade; 154 casos suspeitos; 15 óbitos; 103 em tratamento e 98 recuperados.



Texto:  Larissa Souza
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Parlamento Aberto Coronavírus

Notícias relacionadas