PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE MAIO DE 2023

Necessidades alimentares: inscrição ao primeiro ciclo termina dia 11


Atividade da Escola do Legislativo integra a VI Semana da Conscientização da Alergia Alimentar, decreto legislativo 17/2028; as conversas começam no dia 15, online



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Necessidades alimentares: inscrição ao primeiro ciclo termina dia 11



A Escola do Legislativo de Piracicaba "Antonio Carlos Danelon - Totó Danelon", em parceria com o Mandato Coletivo A Cidade é Sua e o Coletivo de Acolhimento Alimentar, promovem roda de conversa para abordar a temática: "Necessidades Alimentares Especiais", mediante o olhar de especialistas e profissionais que passam pela educação, saúde, psicologia e áreas afins.

Serão três eventos, iniciando na modalidade online e dois encontros presenciais, a serem realizados nas dependências da secretaria municipal de Educação, rua Cristiano Cleopath, 190. Clique aqui para ter acesso à ficha de inscrição e demais informações. As inscrições iniciaram no dia 20 de abril e prosseguem até 17 de maio.

As atividades integram a VI Semana da Conscientização da Alergia Alimentar de Piracicaba, conforme o decreto legislativo 17/2018. Os trabalhos recebem o apoio da conselheira da Escola do Legislativo - vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua.

A Semana da Conscientização da Alergia Alimentar é realizada anualmente na terceira semana do mês de maio e visa a conscientização sobre as alergias alimentares através da ampliação do diálogo envolvendo a temática para o público em geral.

No primeiro ciclo de conversa as inscrições já estão abertas desde 20 de abril. O curso acontecerá em 15 de maio, com duas horas de duração, das 9h00 às 11h00. O evento será através do aplicativo Zoom, com transmissão simultânea pelo YouTube (Escola do Legislativo Piracicaba), os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp. As inscrições terminam nesta quinta-feira (11). 

Nesta atividade, o Coletivo Acolhimento Alimentar apresenta duas publicações que visam ajudar na inclusão e acolhimento de crianças que convivem com alergia alimentar e doença celíaca nas escolas. Terá destaque publicações como a cartilha “Orientações para pais e professores sobre Alergia Alimentar: Como detectar sinais e sintomas de manifestações alérgicas?”, direcionada para inclusão escolar do alérgico, publicada em 2021, pela APAAM (Associação da Pessoa Alérgica Alimentar do Amazonas) em uma parceria com a Escola do Legislativo do Estado do Amazonas.

A cartilha “Atendimento dos alunos celíacos no Programa Nacional de Alimentação Escolar” foi publicada em 2018 pelo Rio Sem Glúrten e direcionada à inclusão do estudante celíaco, contando com capítulo exclusivo dedicado a explicar as boas práticas de manipulação que permitem o provimento de alimentação escolar segura.

O "Caderno de Referência para Estudantes com necessidades alimentares especiais" foi publicado em 2017 pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para nutricionistas, mas que se torna a principal referência usada para instrumentalizar o fluxo de atendimento para escolas atendidas no PNAE (Programa Nacional da Alimentação Escolar).

O CECANE (Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escola) também contribuirá a partir das suas experiências na temática. A proposta terá como objetivo troca de vivências e a discussão da atuação e mobilização política da sociedade civil organizada para a inclusão social escolar efetiva do alérgico alimentar no contexto das políticas públicas de alimentação escolar em Piracicaba.

Palestrantes: LETÍCIA SPRICIO - Nutricionista, Mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É agente do PNAE do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE).

RAQUEL BENATTI - Idealizadora e criadora de conteúdo do site "Rio sem glúten", que faz a divulgação da doença celíaca desde 2004. É, também, suplente do Conselho Fiscal da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (FENACELBRA), além de curadora e criadora do conteúdo para as redes sociais (Instagram e Facebook).

SILVANA SOUZA - presidente da Associação da Pessoa Alérgica Alimentar do Amazonas (APAAM), fundada em 2020 por mães de alérgicos alimentares, a APAAM busca inclusão lutando para que os vazios do atendimento de crianças alérgicas, mas também de seus pais e cuidadores, sejam preenchidos.

Facilitadoras: ÉRICA SPEGLICH - bióloga, doutora e pós-doutora em Educação (Unicamp)
HELOIZE MILANO - bióloga e mestre em Ciências (USP), NIELLE RIBAS - cientista política e mestre em Ciência Política (UnB), TALITA TEIXEIRA - fisioterapeuta e mestre em Saúde Pública (USP).

Na segunda Roda de Conversa serão abordados os direitos e experiências exitosas. O evento será presencial, na secretaria municipal de Educação e, as inscrições prosseguem de 20 de abril a 15 de maio, sendo que o curso será no dia 17 de maio, das 14 às 16 horas.

Os objetivos específicos visam acessar as várias visões a respeito do tema, conhecer e aprender com experiências exitosas de outros municípios e fomentar a comunicação entre o Poder Público, os colegiados de controle social e outros atores relevantes para viabilizar a institucionalização do programa em questão.

Palestrantes: CAROLINA ROMANI BRANCALION  - defensora pública e coordenadora da Unidade de Piracicaba, ÉRIKA CAMPOS GOMES  -  psicóloga, mestre e doutora em Psicologia pela PUC-SP. Especialista em famílias com crianças e adolescentes com necessidades alimentares especiais. Líder idealizadora do programa Grupo de Ação Alergia na Escola, já implantado nas escolas municipais de Jundiaí e MARIA ANGELA DELGADO  - nutricionista diretora do Departamento de Alimentação e Nutrição na Prefeitura Municipal de Jundiaí.

E, fechando o ciclo de conversas, no dia 19 de maio, também nas dependências da secretaria Municipal de Educação será abordado o Programa de Conscientização no âmbito local. As inscrições também já estão disponíveis de 20 de abril a 17 de maio.

O objetivo geral do evento é debater os caminhos para a institucionalização de um Programa Contínuo de Sensibilização e Conscientização para garantir o Direito de atendimento adequado e seguro dos estudantes celíacos e alérgicos alimentares em Piracicaba.

Já os objetivos específicos visam acessar as várias visões a respeito do tema, conhecer e aprender com experiências exitosas de outros municípios e fomentar a comunicação entre o Poder Público, os colegiados de controle social e outros atores relevantes para viabilizar a institucionalização do programa em questão.

Palestrantes: MARIANA DE CAMPOS CHAVES LIEPKAN - responsável pela merenda escolar na DAN da Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba, ROGÉRIO TUON  -  médico pediatra, coordenador do Pacto para Redução da Mortalidade Materno Infantil, do programa Saúde da Criança e do programa de Residência Médica da Secretaria de Saúde de Piracicaba, TATIANA BONINI -  coordenadora da Divisão de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Piracicaba e TIAGO FAINER -  presidente do CAE.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Escola do Legislativo

Notícias relacionadas