
27 DE SETEMBRO DE 2017
Programa "Preservando o Futuro" vai pagar proprietários de áreas rurais que fizerem ações de saneamento básico, conservação do solo ou manutenção de vegetação.
Presidente das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara, a vereadora Nancy Thame (PSDB) participou do lançamento do "Preservando o Futuro", programa de pagamento por serviços ambientais. O evento ocorreu na noite desta segunda-feira (25), no Centro Canagro José Coral.
"Estou feliz com o lançamento do programa, pois em julho apresentei uma emenda para a preservação e a recuperação de nascentes, a ser contemplada no Plano Plurianual de 2018-2020. Reconheço que este é um trabalho mais amplo, de muitos anos, e por isso gostaria de parabenizar o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, o presidente do Serviço Municipal de Água e Esgoto, José Rubens Françoso, e o prefeito Barjas Negri pela regulamentação da lei 8.013/2014", afirmou a parlamentar.
O programa "Preservando o Futuro" visa à preservação de áreas rurais com potencial de recursos hídricos e de preservação permanente, que inclui matas ciliares, para que a oferta de água, boa e de qualidade, floresça.
O programa pretende pagar, inicialmente, por ações de saneamento básico da propriedade rural e práticas de conservação do solo que evitem ou contenham processos erosivos, permitindo, assim, melhor infiltração da água no solo, além da implantação, recuperação e manutenção da vegetação das áreas de preservação permanente.
Também participaram do evento a vereadora Coronel Adriana (PPS) e o vereador José Aparecido Longatto (PSDB).