
23 DE MAIO DE 2014
Municípios que participam do Fórum Regional em Defesa do Rio Corumbataí apresentaram, hoje, relatórios que serão encaminhados ao governador do Estado, Geraldo Alckmin
Representantes dos municípios que compõem o Fórum Permanente em Defesa do Rio Corumbataí vieram a Piracicaba
Representantes das cidades quem compõem o Fórum Permanente em Defesa do Rio Corumbataí estiveram, hoje pela manhã (23), na Câmara de Vereadores de Piracicaba expondo os trabalhos de preservação do Meio Ambiente, com foco na conservação da Bacia do Rio Corumbataí, responsável pelo abastecimento de 90% de Piracicaba e de municípios vizinhos.. A reunião desta sexta-feira integra as atividades do Fórum, que foi criado pelo vereador e primeiro secretário José Aparecido Longatto (PSDB), em 1994, quando em companhia do então vereador José Pedro Leite da Silva, iniciou as expedições marítimas para registrar a degradação do manancial.
Piracicaba foi a escolhida para a apresentação dos resultados finais, pois, nos últimos meses, foram realizados diversos encontros das cidades que compõem o Fórum Permanente. Rio Claro, um dos municípios que mais poluem, foi representada pelo vereador da Câmara Municipal daquela cidade, Júlio Lopes. Segundo ele, até 2016, a cidade estará tratando 100% o esgoto. O primeiro secretário da Câmara de Vereadores de Ipeúna, Diego Heron Pinheiro, disse que sua cidade nem precisaria estar participando justamente por ter o rio mais limpo do Estado, o Passa Cinco. "Mesmo Ipeúna não poluindo o Corumbataí nós participamos de todas as reuniões do Fórum", salientou.
APRESENTAÇÕES - O presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) Wlamir Schiavuzzo foi o primeiro a expor os trabalhos desenvolvidos pela autarquia sobre os recursos hídricos. "Estamos tratando, praticamente, 100% do esgoto por meio da ETE - Bela Vista, recém-inaugurada", destacou. Na sequência, a assessora de comunicação da Foz do Brasil, concessionária responsável pelo tratamento do esgoto de Rio Claro, Talita Requena, explicou sobre as perdas de água, abastecimento, tratamento de resíduos e qualidade da água oferecida àquela cidade. Posteriormente as autoridades de Ipeúna, Diego Heron Pinheiro, Analândia, Rodrigo Balerini e Charqueada, Melissa Sampaio, fizeram suas explanações sobre os trabalhos de conservação do Meio Ambiente como um todo.
O idealizador do evento, José Aparecido Longatto, finalizou dizendo que fará uma compilação dos dados obtidos para, num curto espaço de tempo, apresentá-los ao governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB). "Nós precisamos ter em mãos todos os relatórios para podermos chegar ao governador e apresentar o custo para recuperar a Bacia do Rio Corumbataí", concluiu.
Participaram, ainda, desta edição, os vereadores de Piracicaba Luiz Carlos Arruda (PV), Paulo Camolesi (PV) e João Manoel dos Santos (PTB), além dos parlamentares de Santa Gertrudes Levi Xavier e Glauson Silva.
Oito cidades, ao entorno de Piracicaba, integram o Fórum Regional Permanente em Defesa do Rio Corumbataí. São elas: Analândia, Corumbataí, Charqueada, Itirapina, Ipeúna, Piracicaba, Rio Claro e Santa Gertrudes. Outras encontros serão realizados, em datas ainda a serem agendadas, para a respectiva troca de informações entre os municípios.