PIRACICABA, SÁBADO, 5 DE JULHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

02 DE ABRIL DE 2013

Moschini quer mais segurança para a zona rural


A onda de insegurança que toma conta dos moradores da zona rural de Piracicaba, especialmente da comunidade trentina-tirolesa de Santana e Santa Olímpia, foi o tema (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução


A onda de insegurança que toma conta dos moradores da zona rural de Piracicaba, especialmente da comunidade trentina-tirolesa de Santana e Santa Olímpia, foi o tema do encontro desta manhã  entre o vereador Ronaldo Moschini (PPS) e o comandante da Guarda Municipal, Silas Romualdo, acontecido na sede do comando daquela corporação.

O vereador entregou ao comandante um abaixo assinado solicitando a instalação de uma base fixa da Guarda Municipal naquela região e a adoção de medidas que possam aumentar a segurança dos moradores. Moschini aproveitou o encontro para solicitar também as mesmas medidas para as regiões de Tupi, Tanquinho, Ártemis Anhembi e Anhumas, locais que definiu como “tranqüilos e sem muros há alguns anos agora transformados em verdadeiras prisões pela total falta de segurança.”

O comandante da Guarda Civil explicou ao vereador que não há veículos suficientes para cobrir mais de 2.700km da zona rural de Piracicaba, dividida em três setores, cada um com uma viatura, o que considera insuficiente.

Silas lembrou que o processo de seleção para ingressar na Guarda é criterioso, porém necessário para se formar bons profissionais. Neste semestre, serão 33 novos guardas civis que se formarão no início de junho. “Eram mais de dois mil escritos para 50 vagas, mas apenas 33 se tornaram aptos a assumir o serviço. Destes 33, quatro irão trabalhar no Pelotão Ambiental, o que vai melhorar a segurança nos bairros rurais”, afirmou.

Sobre a base policial fixa, o Capitão disse que essa não é melhor solução. Para ele, o aumento de pelo menos uma viatura e do efetivo é o caminho mais viável para segurança nos bairros. “Aumentando a frota e o numero de guardas, podemos diminuir o espaço físico das rondas e conseqüentemente a ida freqüente em locais mais afastados”, explicou.

Para o vereador Moschini, o trabalho de segurança nas zona rural deve ser pauta de discursos freqüentes entre os políticos. Ele afirmou que irá agendar uma reunião com o comandante da Polícia Militar e também levará o pedido dos moradores ao prefeito Gabriel Ferrato.

Para o vereador, enquanto medidas mais efetivas não são adotadas, é preciso que os moradores redobrem a atenção e acionem os serviços de segurança pelo 153 e 190, sempre que perceberem pessoas estranhas circulando pelos bairros.

 

 

Texto: Carlos Eduardo Gaiad – MTb 20.834

Foto: Davi Negri - Mtb 20.499



Texto:  Comunicação


Segurança Ronaldo Moschini

Notícias relacionadas