
21 DE MAIO DE 2015
Dificuldades de acesso, riscos de atropelamentos e colisões são alguns dos fatores que penalizam comerciantes, moradores e a população em geral que circulam pelo bairro.
Realizar melhorias no trânsito das avenidas Rui Barbosa e Dona Francisca, próximo ao cruzamento com a avenida Mário Dedini
O vereador Ronaldo Moschini (PPS) elaborou indicação ao Executivo solicitando a realização de estudos técnicos visando melhorias de trânsito nas avenidas Rui Barbosa e Dona Francisca, no trecho que fica próximo ao cruzamento com a avenida Mário Dedini, Vila Rezende. A população reclama das péssimas condições do trânsito e, do grande fluxo de veículos que diariamente circulam pela região.
Na indicação 1760/2015, o parlamentar reitera a preocupação de comerciantes, pedestres e motoristas que trafegam por estas avenidas, onde os riscos de acidentes, como atropelamentos e colisões, são muito grandes, pois o fluxo de carros, ônibus e caminhões é intenso e os motoristas trafegam em alta velocidade, desrespeitando a velocidade máxima permitida.
Outro fato informado, refere-se à grande dificuldade enfrentada pelos motoristas, que vêm pela avenida Rui Barbosa, no sentido Shopping Piracicaba e utilizam a alça de retorno para acessarem a avenida Dona Francisca. "A manobra é arriscada e o tempo de espera é demasiadamente grande, principalmente nos horários de pico, onde o fluxo de veículos é maior", considera o parlamentar.
O vereador Ronaldo Moschini também se reporta à reclamação do proprietário da Padaria “Drive Thru – Pãotogo”, localizada na avenida Dona Francisca, 72, cujo estabelecimento se encontra à uns 50 metros da curva existente nesta via pública, onde o problema está causando grande transtorno.
A padaria presta um serviço inovador de “drive thru”, onde os clientes entram com os seus veículos e compram os produtos comercializados, sem ter a necessidade de descer dos seus carros.
Segundo o proprietário da padaria, devido ao grande fluxo de carros, ônibus e caminhões que trafegam diariamente pelo local e principalmente pela alta velocidade desenvolvida por eles, torna-se perigosa a manobra para entrada dos clientes no seu estabelecimento, fazendo com que o número de clientes seja reduzido, prejudicando a comercialização dos produtos.
A solução sugerida seria a construção de um redutor de velocidade (lombada) na avenida Dona Francisca, próximo ao número 30, um pouco depois do semáforo que fica no cruzamento entre as avenidas Dona Francisca e Mário Dedini e a redução da velocidade máxima permitida no trecho, de 60 km/h para 40 km/h e a intensificação da sinalização de trânsito vertical e horizontal, pois não existe barreiras físicas (redutores de velocidade) ou de barreiras eletrônicas (radares fixos) para garantir que os veículos trafeguem dentro da velocidade regulamentada.
O vereador Ronaldo Moschini também reforça o teor da indicação 1759/2015, de sua autoria, que inclui a solicitação do proprietário da Padaria "Drive Thru" para que a prefeitura interceda junto à CPFL, para a mudança de local de poste de energia elétrica, que se encontra bem em frente à saída do seu estabelecimento comercial, atrapalhando a entrada e saída dos clientes.