
18 DE JULHO DE 2022
Vereador Anilton Rissato (Patriota) reuniu moradores, técnicos da Mirante e o presidente do Semae para discutir o projeto de substituição da rede de esgoto no trecho
Tubulação antiga precisa ser substituída; moradores serão orientados a instalar caixas de inspeção
Moradores da rua Godofredo Bulhões, no bairro Jardim Tatuapé, cobraram soluções para o problema do retorno de esgoto no interior das residências, que tem causado muitos transtornos. A reivindicação foi apresentada nesta segunda-feira (18) aos técnicos da empresa Mirante, responsável pelo serviço de saneamento em Piracicaba, e para o presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Maurício André Marques de Oliveira, que estiveram no local por intermédio do vereador Anilton Rissato (Patriota).
O parlamentar disse que visitou o local na semana passada, quando o esgoto estava vazando nas garagens e se acumulando nas residências. O problema é que a rede passa nas calçadas dos dois lados da via. Além disso, a tubulação é muito antiga, com mais de 40 anos, e está instalada em grande profundidade, o que dificulta o acesso para manutenções.
De acordo com o líder comunitário Edvaldo Carvalho, o problema acontece há mais de um ano, em um trecho de dois quarteirões da rua. “Não dá para suportar mais”, relatou. “A Mirante veio várias vezes aqui e não resolveu o problema porque a rede é muito antiga e está muito profunda. Por isso, estamos solicitando a troca da rede”.
Ele disse que, quando ocorrem os transbordamentos, o esgoto fica na rua, o que causa mau cheiro e incômodo aos moradores. Em uma das casas, foi necessário abrir uma valeta na lateral para que o esgoto escoasse pela calçada até a sarjeta, para não invadir os cômodos. Alguns moradores precisaram quebrar os pisos para procurar a tubulação e outros sofrem com a umidade nas paredes. Segundo os moradores, o problema ocorre mesmo em períodos de estiagem, como agora, mas fica pior quando chove.
O presidente do Semae disse que vai convocar uma reunião com os representantes da Mirante para avaliar os custos do projeto de substituição da rede de esgoto no local. Os técnicos da concessionária adiantaram que será necessário um empenho conjunto dos moradores, que precisam providenciar a instalação das caixas de inspeção em todos os imóveis para que sejam conectadas à nova rede que será instalada na rua, para desativação da rede que está nas calçadas.
A Mirante e o Semae deverão promover uma reunião com os moradores, nos próximos dias, com o objetivo de explicar a importância de instalar as caixas de inspeção para que o problema seja resolvido e de orientá-los sobre os padrões desses equipamentos. “É importante essa boa relação. Todos estão aqui à disposição para resolver o problema”, salientou o vereador Anilton Rissato (Patriota). “Vai depender agora dos moradores resolverem o problema das caixas de inspeção para a Mirante dar andamento nas melhorias e dar sequência ao projeto de instalação da rede de esgoto de forma correta”.