PIRACICABA, DOMINGO, 22 DE JUNHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

06 DE AGOSTO DE 2010

Moção de Aplauso destaca os 60 anos de fundação do Sindicato da Alimentação


O vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) é o autor da Moção de Aplauso 90/10, aprovada na reunião ordinária de ontem (5), que parabeniza o Sindicato dos Trabal (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) é o autor da Moção de Aplauso 90/10, aprovada na reunião ordinária de ontem (5), que parabeniza o  Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação, pelos 60 anos de fundação da entidade. Fundado em 05 março de 1.950, o Sindicato nasceu da organização de trabalhadores de usinas, que sonhavam com uma organização para defender seus direitos e interesses.


A história relata que os primeiros encontros, visando colocar em prática a criação do Sindicato aconteciam no então Teatro Santo Estevão, localizado na Praça José Bonifácio, onde um grupo de trabalhadores decidiu eleger o líder Geraldo Serafim dos Santos para ser o primeiro presidente da entidade, sendo sob sua liderança o início das primeiras atividades voltadas à defesa dos trabalhadores do setor.


O segundo presidente foi Silvio de Cillos, que assumiu a entidade em Novembro de 1.955 e em 1.958 junto com sua diretoria, conseguiu comprar o terreno no qual hoje localiza-se a sede administrativa.


Em 1.962, assumiu a presidência do Sindicato Celso Camargo Sampaio, que, com muito esforço, começou a construir a sede no terreno adquirido pela gestão anterior. No entanto, em 1.964 o sindicato sofreu a conseqüência do golpe militar, e o então ministro do trabalho, Castro Neves, nomeia Silvio de Cillos para novamente comandar a entidade. Silvio permaneceu até setembro de 1.965, dando lugar ao quarto presidente: Antonio Correia Leite, que comandou o Sindicato até 1.969, quando Celso Camargo Sampaio consegue retornar à presidência. Eleito novamente, Celso e sua diretoria não mediram esforços, pelos direitos dos trabalhadores.


Celso Camargo Sampaio ficou no cargo até 1.991, dando lugar a Antonio Geraldin que já atuava como secretário geral. A gestão de Geraldin e sua diretoria foi marcada por muito trabalho e enfrentamento, fortalecendo ainda mais o Sindicato. Geraldin foi um dos primeiros sindicalistas brasileiros a defender o entendimento entre capital/trabalho, o que atualmente é uma rotina no movimento sindical.


Antonio Geraldin faleceu em pleno exercício do mandato, em 04 de novembro de 1.997 e a diretoria escolheu, por unanimidade e ratificado pelo coletivo sindical e associados em assembléia, Fânio Luis Gomes para continuar os trabalhos que vinham sendo desenvolvidos.


Sob a presidência de Fânio Luis Gomes, hoje Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação, representa os trabalhadores dos setores de Doces e Conservas, Bebidas, Frios, Carnes e Derivados, Usinas de Açúcar e Álcool, Rações, Sucos, Torrefações e Moagem de Café, Plúrimo (biscoitos, balas e derivados), Laticínios e Padarias, com a missão de defender aproximadamente 7 mil associados de 11 cidades da região: Águas de São Pedro, Americana, Charqueada,  Piracicaba, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara D´Oeste, São Pedro e Tietê, Jumirim e Santa Maria da Serra.


Além da sede administrativa à Rua Moraes Barros, nº 411, conta também com as subsedes de Rio das Pedras e Santa Bárbara D`Oeste, através das quais os associados e dependentes podem desfrutar de Clube Recreativo, colônia de férias, convênio médico, odontológico e jurídico, etc.


O atual presidente faz questão de dizer que são muitos os avanços conquistados pelos trabalhadores que integram os diversos setores da categoria de alimentação em Piracicaba, através da luta organizada pelo Sindicato como: melhorias significativas nos pisos salariais; implantação de planos de cargos e salários em inúmeras empresas; conquistas de cesta básica; implantação de plano de participação nos resultados (PPR); planos de saúde e melhores condições de trabalho, combatendo os acidentes e doenças ocupacionais, etc. Sem dúvida, os avanços foram bastante, mas a luta não pára e, cada vez mais, precisamos dos trabalhadores organizados para podermos avançar, como agora em que temos participado ativamente pela redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salários, destaca Fânio.


Fânio se torna uma referência para sua diretoria, sua categoria e para os trabalhadores, o que levou a Câmara de Vereadores de Piracicaba a lhe conceder, por unanimidade, o título de Cidadão Piracicabano em 2002.


No teor da Moção, o vereador Paiva considera que o forte deste Sindicato, é sua atuação através de seus diretores(as), funcionários(as) e assessores(as): Fânio Luis Gomes, José Moacir Bunho, Arnaldo Mendes de Carvalho, Adney Araujo de Abreu, Deusival Aparecido da Cunha, José Manoel Castorino, Antonio Roberto Mingati, Roberto Carlos Buzão, Natalino Aparecido Vital, Geraldo Nunes Pereira, Fabíola Siqueira Costa, Claudia Cristina José, Antonio Carlos R. Costa, Ageu Coelho da Costa, José Monteiro, Airton Sebastião Gandelini, José Nunes, João Horta Filho, Lindolfo Alves, Arnaldo Mendes de Carvalho, Cornélio Antonio Arruda, Thais da Silva Chagas, Milton Cesar Grandis, Marli Gomes da Silva, Maria Ângela da Silva, Marcos Vinicius Alves da Silva, Márcia Aparecida Munhoz, Lourdes Isabel Cruz, Laudelina Proença M. Alexandre, Jose Ronaldo Januario dos Santos, Jose Gomes da Costa, Fátima Aparecida Miguel Piveta, Eliana Pereira Jacinto, Maria Lucilia Mendes da Silva, Alessandro Jose Cassimiro, Dioneth de Fátima Furlan, Jamir Jose Menali, Pedro Leandro Zilli Bertolini, Andréia Victorino de Almeida, Flavia da Silva Magalhães, Cristiano Tomika Nose, Vanja Rocha Fagundes Manzano, Renata de Andrade Mendonça, Vanessa Rodrigues, Andreya Kinjo, Sueli de F.Ribeiro dos Santos e Emanuelle Zang Telles, que oferecem aos trabalhadores(as) da alimentação toda atenção e assistência, participam dos mais diversos Fóruns de Saúde do Trabalhador, Previdência Social, Comissão Municipal de Emprego, Federação, Confederação e Centrais Sindicais e junto com outras entidades sindicais que compõem o Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba).

 

Martim Vieira Mtb 21.939

Foto: Fabrice Desmonts Mtb 22.946



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Homenagem José Paiva

Notícias relacionadas