PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 16 DE JUNHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

07 DE JUNHO DE 2013

Ministério de Teatro e Cia. de Jesus receberá Moção de Aplausos da Câmara


A Câmara de Vereadores de Piracicaba irá homenagear com a Moção de Aplausos 124/2013, o Ministério de Teatro e Cia. de Jesus, da Paróquia São Francisco Xavier, pela (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


A Câmara de Vereadores de Piracicaba irá homenagear com a Moção de Aplausos 124/2013, o Ministério de Teatro e Cia. de Jesus, da Paróquia São Francisco Xavier, pela encenação da peça teatral Paixão de Cristo, do bairro Jardim Itapuã. De iniciativa do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT), a propositura, aprovada na reunião ordinária desta quinta-feira (06) é dirigida ao diretor Júlio Mariano e  padre Rafael Henrique da Costa.

A companhia de Jesus é um ministério da igreja da Paróquia São Francisco Xavier, que nasceu a 11 anos, de comum acordo entre Júlio Mariano, coordenador e diretor da Companhia e do então pároco da igreja, Padre Cláudio Blaty. A ideia inicial era de criar um grupo de teatro que pudesse evangelizar através da arte, criando a paixão pela encenação e também ao teatro em si.

Com inspiração no livro sobre a vida do padroeiro São Francisco Xavier, no dia 21 de abril de 2002 nasceu o ministério, que desde então se reune todos os domingos às 15h no salão da paróquia para oficinas de teatro, onde são ensinados exercícios básicos de postura e respiração, técnicas de encenação e mais recentemente dança de salão.

Quando a Companhia completou um ano de oficinas aconteceu a inscrição do grupo para participar do primeiro festival de teatro com o espetáculo "Vida em Serviço". Neste evento o grupo ganhou como melhor figurino, melhor cenário e melhor peça teatral o que ajudou a criar no grupo confiança e potencial.

No segundo ano começaram as encenações da Paixão de Cristo, com figurino emprestado do grupo Guarantã, criador do espetáculo em Piracicaba. Mais uma vez as apresentações foram um sucesso. Neste mesmo ano o grupo participou novamente do Festival Vocacional e foi premiado nas categorias, melhor figurino, melhor cenário e melhor peça teatral. O grupo participou cinco vezes deste festival e ganhou as quatro. “O teatro da Paixão de Cristo é realizado há 11 anos com muito amor e alegria. É um trabalho árduo e complexo, mas que no final vale a pena”, afirma o diretor, Júlio Mariano.

O vereador Paiva lembra em sua propositura que o teatro está inserido em meio a bairros de periferia onde a insegurança social, financeira e o tráfico estão presentes, no qual atrair jovens para seus quadros, criando novas referências e perspectivas vai além do trabalho de evangelização, sendo também um trabalho social.

A Companhia conta com todo o apoio do pároco Padre Rafael Henrique da Costa e de mais 35 atores, todos voluntários. O grupo sabe da importância social de criar espaço de interesse para os jovens e assim os afastar de perigos de uma cidade que cresce a cada dia, conhece seu papel de evangelizar e também criar uma juventude apaixonada pela cultura e que seja consumidora e criadora de cultura sem perder a visão Cristã de mundo.

Texto: Mariana Bittar - Estagiária Jornalismo
Postado por: Martim Vieira Mtb 21.939
Foto: Fabrice Desmonts Mtb 22.946



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Homenagem José Paiva

Notícias relacionadas