PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

21 DE SETEMBRO DE 2021

Minicurso on-line discute formas de prevenção ao suicídio


Evento foi promovido pela Escola do Legislativo da Câmara de maneira on-line nesta sexta-feira (17).



EM PIRACICABA (SP)  

Vereadora Silvia Morales (PV).

Vereadora Silvia Morales (PV).

Sérgio de Oliveira Santos.

Sérgio de Oliveira Santos.
Salvar imagem em alta resolução

Vereadora Silvia Morales (PV).



A prevenção do suicídio e da autolesão a partir do refinamento dos modos de escuta, acolhida e transformações das relações consigo e com o outro foi tratada em minicurso, no último dia 17, na Escola do Legislativo da Câmara Municipal. Com o tema "Eu me amo(!?): amores e (des)apegos na prevenção do suicídio e da autolesão", o evento aconteceu via plataforma Zoom.

Para mediar a conversa, esteve a diretora da Escola, vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo "A Cidade É Sua" e, como palestrante, o professor, psicólogo clínico e suicidólogo Sérgio de Oliveira Santos.

Como premissa básica, foram abertos os questionamentos acerca dos modos de amar, se apaixonar e se apegar e desapegar nas relações contemporâneas. “Escutar, acolher e transformar. Esse é um tipo de movimento que pode abrir possibilidades de prevenção ao suicídio. Escutar, acolher e transfor(amar)”, ressaltou o psicólogo.

Sérgio explica que muito aquilo que somos é atravessado por laços e modos de se inscrever na relação com o outro que ainda são balizados por aquilo que vivenciamos na infância. Hábitos, sintomas e desejos que insistem em se repetir. “É possível que, junto dessa repetição, venha o cansaço. Pode ser que essa criança que as vezes me atravessa, traga melancolia, desespero, desamparo e a solidão e o pensamento em constrição, o que é justamente uma das características que pode levar ao ato suicida”, ressalta.

Falar de prevenção do suicídio também requer, de acordo com o psicólogo, a pensar no acesso às questões básicas, como a saúde educação e boa alimentação.

Há também, para Sérgio, a necessidade de que o tema seja discutido não apenas em setembro, quando a campanha nacional de prevenção ao suicídio conhecida como “Setembro Amarelo” entra em vigor, mas sim de maneira rotineira. “Nós temos que falar sobre isso a todo o momento”, disse.

A palestra foi acompanhada por uma centena de inscritos, via Zoom e YouTube. Para conferir os próximos cursos da Escola do Legislativo, basta clicar neste link.



Texto:  Pedro Paulo Martins
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Escola do Legislativo Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas