
03 DE MARÇO DE 2020
Evento no Gecop, em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara e o Conselho Municipal da Mulher de Piracicaba, abre as atividades do Mês da Mulher 2020.
Como parte da programação do Mês da Mulher 2020, instituído pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara e por outras instituições do município, acontece nesta terça-feira (3) a mesa-redonda "Políticas públicas para mulheres: 2 anos da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher". O evento, com início às 12h30, ocorre no Pavilhão de Engenharia da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo).
Promovido pelo Gecop (Grupo de Estudos de Carreira, Organizações e Pessoas), em parceria com o Conselho Municipal da Mulher de Piracicaba e a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara, a mesa-redonda tem o objetivo de discutir as ações realizadas pela Rede de Atendimento e abordar a temática das mulheres na política, como uma forma de favorecer o diálogo entre a sociedade e a academia, com a construção de redes e a ampliação de espaços pela criação de políticas públicas para mulheres.
Formada em março de 2018, a Rede de Atendimento e Proteção à Mulher é integrada por diversas instituições do município e reúne-se mensalmente para discutir políticas públicas e ações voltadas às mulheres em Piracicaba. É coordenada pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara, representada pelas vereadoras Nancy Thame (PSDB) e Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), e pelo Conselho Municipal da Mulher de Piracicaba, que, no início dos trabalhos, foi representado pela ex-presidente Laura Queiroz e agora tem à frente a presidente Carolina Angelelli.
O grupo de trabalho já realizou, ao longo de dois anos, discussões em busca de melhorias na DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) em Piracicaba, com o envio de ofício dirigido ao governador paulista, João Doria (PSDB), e ao diretor do Deinter-9, Kleber Altale, que lista demandas consideradas urgentes para o combate à violência contra a mulher na cidade. A Rede também está construindo, desde o ano passado, fluxogramas que orientam os encaminhamentos para atendimento à mulher, junto a uma cartilha com informações sobre os serviços de apoio oferecidos às mulheres em Piracicaba, material que deve ser disponibilizado a toda a população.
MÊS DA MULHER – A programação conjunta alusiva ao Mês da Mulher 2020 continua até o dia 25 de março, em diversos locais da cidade. As atividades foram definidas após a última reunião da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher, em 4 de fevereiro, na Câmara, quando foram apresentadas propostas de atividades de diversas instituições. Toda a programação pode ser conferida no site da Câmara, pelo link: http://abre.ai/mesdamulher.