PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE MARÇO DE 2020

Mês da mulher: Rede acolhe e conscientiza sobre o ciclo da violência


Roda de conversa abordou a conscientização de mulheres vítimas de violência e também a conscientização de homens agressores



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Roda de conversa abordou a conscientização da mulher vítima de violência

Roda de conversa abordou a conscientização da mulher vítima de violência
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução

A promotora Maria Cristina falou sobre o trabalho de conscientização dos agressores

A promotora Maria Cristina falou sobre o trabalho de conscientização dos agressores
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Vanessa Rossato falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Cram

Vanessa Rossato falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Cram
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Roda de conversa abordou a conscientização da mulher vítima de violência



A coordenadora do Cram (Centro de Referência de Atendimento da Mulher), Vanessa Rossatto, e a promotora de justiça aposentada Maria Christina Marton de Freitas, participaram da roda de conversa sobre os dois anos de criação do grupo de trabalho da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher. No evento, elas falaram sobre a importância da Rede no atendimento às mulheres vítimas de violência e sobre o trabalho de conscientização realizado com as mulheres e com os agressores. 

A roda de conversa, realizada nesta terça-feira (3), também teve a participação das vereadoras Nancy Thame (PSDB) e Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID). 

O Cram (Centro de Referência de Atendimento da Mulher) é um espaço de acolhimento e atendimento à mulher em situação da violência. O centro oferece atendimento psicossocial e sociojuridico gratuitamente.

Vanessa Rossato detalhou durante a roda de conversa o trabalho de conscientização das mulheres atendidas pelo CRAM, que visa à ruptura do ciclo da violência. “O trabalho do Cram hoje é refletir com essa mulher que o que ela está vivendo é uma violência”, explicou.

Ela ainda contou que muitas mulheres que estão em situação de violência acabam sendo autodeterminadas e conduzidas a tomadas de decisões não conscientes, e elas acabam retornando para o ciclo de violência. “O nosso objetivo principal é proporcionar para essa mulher um espaço de reflexão e a partir disso fazer que ela tome as próprias decisões, consciente dos riscos e das possibilidades para romper com esses riscos”, completa.

Homens agressores

Maria Cristina Marton de Freitas, promotora de justiça aposentada e integrante do Conselho da Mulher, desenvolve um trabalho de conscientização dos agressores.

Na roda de conversa, ela relatou que em seu trabalho de promotora na área de direitos humanos e da família identificava que o homem se separava, mudava de relacionamento e mantinha o mesmo perfil agressivo. A partir dessa experiência, teve a ideia de trabalhar com homens agressores para tentar modificar esse comportamento: “Não dá pra gente falar só em empoderar essa mulher, fazer ela entender o que é o ciclo da violência se os homens também não entenderem o que é o machismo, que muitas vezes é só reproduzido sem uma reflexão sem a capacidade de entendimento”, afirmou.

Em 2018, ela montou um grupo reflexivo para homens agressores, em parceria com a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Defensoria Pública e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Atualmente o grupo está na quinta formação e tem a participação voluntária de homens que são selecionados nos processos de violência doméstica que estão em andamento na justiça. De acordo com Maria Christina, a ideia é que a participação do grupo deixe de ser voluntária para ser compulsória, através de sentenças criminais da Lei Maria da Penha. 

Serviço:

Rede de atendimento a mulheres em situação de violência em Piracicaba

CRAM - Centro de Referência de Atendimento à Mulher

Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h
Rua Coronel João Mendes Pereira de Almeida, 230, Nova América
Telefones: 3374-7499/3374-7503/3374-7508

GCMP PATRULHA MARIA DA PENHA – LIGUE 153

E-mail: patrulhamariadapenha@piracicaba.sp.gov.br
Rua Benedito Bozon Penteado, 645 – Vila Pacaembu

DELEGACIA DE DEFESA DA MULHER – DDM

Rua Alferes José Caetano, 1080 – Telefone: 3433-7022

CONSELHO MUNICIPAL DA MULHER

E-mail: conselhodamulherpiracicaba@gmail.com
Facebook: Conselho da Mulher do Município de Piracicaba
Portal: http://conselhos.piracicaba.sp.gov.br/cm/

 



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891


Mulher

Notícias relacionadas