PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 13 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

07 DE FEVEREIRO DE 2017

Marcos Abdala visita presidente do Semae


Autarquia investe aproximadamente R$ 68 mil na compra de kits



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Marcos Abdala em reunião com José Rubens Françoso, no Semae



O vereador Marcos Abdala (PRB) esteve na sede do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) para conversar com presidente da autarquia José Rubens Françoso sobre o aumento da água em Piracicaba e outras demandas encaminhadas pela comunidade piracicabana.

Françoso explicou que o reajuste em 9,98% sobre os valores das tarifas de água e esgoto garante o equilíbrio econômico-financeiro do Semae, modicidade tarifária aos usuários e eficiência dos serviços. “Este estudo de reajuste foi solicitado pelo Semae à ARES-PCJ, que é a responsável pela análise. O município aderiu a essa agência, cumprindo determinação da Lei Federal n º 11.445/2007. Portanto, cabe à ARES-PCJ a definição, fixação e revisão dos valores das taxas que assegurem o equilíbrio econômico e financeiro do prestador e a modicidade tarifária”.

O presidente também aproveitou para falar sobre a campanha de kit caixa d´água, que tem como finalidade atender aos usuários que não têm estes equipamentos em suas residências.  O custo do kit, que inclui a caixa d´água, tubos de pvc e adaptadores, está estimado em R$ 226,66 e o consumidor poderá parcelar em até quatro vezes. Ao todo, o Semae pretende comercializar 300 kits somente para pessoas físicas, conforme critérios estabelecidos pela autarquia. Cada usuário, ao adquirir o kit, assinará um termo de compromisso. A aquisição poderá ser realizada até julho de 2017.

Outra ação que o Semae realiza, em parceria com a empresa Águas do Mirante, é a campanha "Gato na rede de água? Tire este incômodo da sua cabeça". O objetivo é de conscientizar a população sobre os prejuízos causados pelas irregularidades, bem como as consequências das fraudes. Conhecida popularmente como gato na água, a fraude configura crime, segundo o Código Penal Brasileiro, e suas sanções, que incluem multa e medidas administrativas, estão previstas na Resolução da ARES-PCJ, reguladora dos serviços de água e esgoto.

A comunidade pode procurar o Semae, na Central de Atendimento ao Cliente, localizado na rua XV de Novembro, 2200, pelo 0800 772 9611 (ligação gratuita) ou pelo 115, até o dia 28 de fevereiro de 2017 e estarão isentos de multa ou qualquer outra sanção administrativa. A partir dessa data, no entanto, o usuário do imóvel em situação irregular será autuado com multa que varia de 10 a 100 vezes o valor mínimo da categoria do usuário, sujeito ainda, a cobrança retroativa das contas de água referente ao período em que o hidrômetro esteve adulterado.

Abdala ouviu todas as informações atentamente e agradeceu o presidente da autarquia José Rubens Françoso pela reunião. “Tivemos notícias boas e outra não tão boas assim. Colocamos nosso mandato a disposição para acompanhar o trabalho do Semae e auxiliar o Executivo nas ações que beneficiam o povo”, afirmou.



Texto:  Assessoria parlamentar


Infraestrutura Urbana Marcos Abdala

Notícias relacionadas