
02 DE JANEIRO DE 2017
Vereador acompanhou a comitiva do prefeito Barjas Negri (PSDB) no local e também captou novas demandas da população
O vereador Marcos Abdala (PRB) acompanhou a comitiva da Prefeitura de Piracicaba, na tarde desta segunda-feira (2), na Portelinha, quando o prefeito Barjas Negri (PSDB) verificou o início das obras de aplicação de cascalho na avenida Jaú, principal rua da Portelinha. “Estivemos aqui na campanha e voltamos hoje para acompanhar o trabalho do poder público em uma demanda apresentada pelos moradores”, disse Abdalla.
Desde a manhã, funcionários da Semob (Secretaria Municipal de Obras) já estavam no local para fazer as melhorias urbanas que iniciam um processo longo de urbanização da comunidade. A equipe técnica informou que, neste primeiro momento, receberão cascalhos cerca de um quilômetro na via, além de alguns acertos em ruas perpendiculares. O serviço deve durar até o final desta semana.
Durante o trabalho da Semob, o vereador Abdala conversou com os moradores e destacou a intenção do poder público, em parceria com a Câmara, de levar constantes intervenções na infraestrutura urbana. “Muitos disseram, durante a campanha, que a Prefeitura iria derrubar as casas, mas isso não é verdade, estamos aqui para mostrar que a nossa intenção é transformar a comunidade em um bairro”, disse Abdalla.
Um dos problemas mais comentados pelos moradores é a questão do esgoto. Há uma rede construída pelos próprios moradores, a qual precisa de melhorias. A estrutura começa na avenida Raposo Tavares e segue por baixo de todo o bairro até o local conhecido como “Ximbóca do Baiano”, na esquina da avenida Jau e rua Lins.
O prefeito Barjas Negri explicou que o processo de urbanização é “complicado” e depende de diversas etapas. “A gente começa com pequenas melhorias, como a aplicação do cascalho, depois vamos verificar o arruamento, para definirmos a pavimentação”, disse o chefe do Executivo. Também estão previstas ações para instalação de rede de água, esgoto, galerias pluviais e iluminação.
Junto da comitiva, João Manoel dos Santos, presidente da Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba), explicou que já existe um projeto a respeito da demarcação da comunidade. “O nosso trabalho será conversar com a comunidade, a partir da comissão dos moradores, e unir a atuação da Emdhap, junto com a Semob e o Semae, e assim realizarmos a urbanização”, disse.
O líder comunitário João Aparecido da Silva, morador há seis anos, comemorou as primeiras intervenções do poder público na comunidade e disse que ele próprio, junto com outros moradores, realizou o mapeamento das ruas e espera a urbanização da região. “A gente precisa destas estruturas, isso nos ajudará bastante”, disse.
Também acompanham a comitiva da Prefeitura de Piracicaba os vereadores Dirceu Alves da Silva (SD) e Aldisa Vieira Marques, o Paraná (PPS).