
30 DE JUNHO DE 2014
A parlamentar conversou com moradores e ouviu reclamações, principalmente com relação ao serviço de transporte coletivo, que afeta mais de 120 moradores.
Moradores região Nova Suíça
Na manhã desta segunda-feira (30), a vereadora Madalena (PSDB) percorreu diversas localidades da região do Nova Suiça, para conferir o drama desta população rural de Piracicaba que ainda padece pela falta do pleno funcionamento de serviços básicos de estruturas viárias, o que inclui o sistema de transporte coletivo, que deveria assegurar ao cidadão condições mínimas de deslocamentos para fins profissionais, de lazer e entretenimento.
A parlamentar reiterou a importância de acionar o Executivo, por intermédio de requerimento, que possa contemplar as reivindicações da comunidade, uma vez que abaixo-assinado, com mais de 120 assinaturas, elaborado pelos moradores procura sintetizar a expectativa da população para reforçar o sistema de transporte coletivo, bem como dirimir dúvidas sobre cobrança na taxa de água, onde deveria haver a insenção da taxa de esgoto, visto que o Semae não disponibiliza este serviço na região e, a população chega a gastar 300 reais para limpar fossa septica.
Madalena também deve requer informações da prefeitura sobre serviços que a própria comunidade hoje se cotiza para garantir melhoramentos, como a instalação de caixa de inspeção e, canaletas para o escoamento de águas pluviais, onde cada um dos 62 proprietários de chácaras se cotizam, recolhendo valores da ordem de 600 reais, individuais, para garantir a implantação dos melhoramentos básicos na principal estrada que interliga os bairros Cristal Suíço e condomínio São Geraldo.
Moradora da região há mais de oito anos, Conceição Aparecida Garcia de Souza Felizardo relatou à vereadora o drama da população local, especialmente pelo atendimento precário do serviço de transporte coletivo, sendo que as pessoas são obrigadas a caminhar diarimente distâncias superiores a dois mil metros para tomar o ônibus coletivo, que não adentra aos bairros, fixando ponto final em determinado trecho da vicinal PIR-10, denominada de rua José Saul Chinelatto.
O apelo popular é que a Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) reforce o atendimento à população e, multiplique o número de carros no dia-a-dia e, que nos finais de semana não sejam reduzidos os veículos, além de permitir que o itinerário seja ampliado pelo menos em dois quilômetros para atender as comunidades distantes do ponto final.
Conceição Aparecida também focalizou as necessidades das comunidades para se deslocar até a região dos bairros Jardim Vitória e, Santo Antônio, em deslocamentos para atender filhos em escolas e procurar por atendimento médico, além de outros serviços não disponibilizados na região, sendo que muitas pessoas chegam a caminhar por mais de cinco quilômetros até chegar no terminal de ônibus, do São Jorge.
João Pereira dos Santos é outro morador que reforça a importância da prefeitura garantir mais atendimento de transporte coletivo na região. "Seria uma benção de Deus, conseguir que o ônibus faça o contorno pelo bairro", disse.
A demanda em melhorias do transporte coletivo da região também inclui bairros como o Jardim Floresta, moradores da Estrada da Granja, bairro Volta Grande, loteamento Cristal Suíço, São Geraldo e Alpes Suíço. A vereadora Madalena ponderou que as melhorias requeridas pela população estão em consonância com o crescimento populacional, o que demanda mais atenção de respaldo do poder público.