
04 DE AGOSTO DE 2015
Projeto visa armazenamento e tratamento e água de chuva para uso não potável.
Projeto para reuso da água e chuva
O vereador Luiz Arruda (PV) protocolou projeto de resolução que dispõe sobre Reservatório para armazenamento e sistema de distribuição da água da chuva, separado do recipiente de água potável, para uso secundário. Juntamente com o reservatório, deverá ser instalado um sistema que conduza toda água captada por telhados, coberturas, terraços e pavimentos descobertos.
A água da chuva contida no reservatório deverá ser utilizada somente para fins de irrigação, consumo sanitário, lavagem das instalações prediais ou qualquer outra utilidade diversa do uso potável.
“É importante o exemplo dado por esta Casa Legislativa na implementação da campanha "Pense Consciente" que visa cuidar da preservação do ambiente de trabalho e das riquezas naturais do planeta, propondo que se evite o desperdício de água potável, por isso propusemos este Projeto de Resolução que deu entrada na última sessão.
“ A Câmara Municipal de Piracicaba adotará assim uma medida importante que reduzirá o consumo de água nos prédios do legislativo. A necessidade cada vez maior de zelarmos pelos bens naturais, especialmente em relação a água potável, e a importância da ‘Casa do Povo’ servir como modelo e exemplo para a nossa comunidade em todas as questões sociais, humanas e ambientais”, comentou o parlamentar.
Segundo o parlamentar a medida tem um caráter simbólico e educativo, pois mostra que a Câmara Municipal de Piracicaba estará fazendo a sua parte em racionalizar o consumo de água, além de conscientizar a todos da importância do uso consciente dos recursos hídricos.