PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

27 DE MAIO DE 2013

Longatto confere, junto com secretário de Obras, trecho crítico de rodovia


O vereador José Aparecido Longatto (PSDB) e o secretário municipal de Obras, Arthur Ribeiro Neto, conferiram a situação enfrentada por motoristas que utilizam o ace (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução


O vereador José Aparecido Longatto (PSDB) e o secretário municipal de Obras, Arthur Ribeiro Neto, conferiram a situação enfrentada por motoristas que utilizam o acesso ao distrito de Santa Teresinha localizado próximo ao Posto Santa Teresinha (Posto Bigaton), no km 170 da SP-304 (Geraldo de Barros).

Por conta da velocidade permitida na rodovia (o limite é de 110 km/h para carros), os veículos que saem do bairro pela rua Nossa Senhora do Carmo em direção ao Centro da cidade têm dificuldades de cruzar a pista e usar a rotatória.

Os riscos de acidentes no trecho são iminentes, sobretudo em dias com visibilidade reduzida e pista escorregadia, como na manhã chuvosa desta segunda-feira (27). Em poucos minutos no local, foi possível flagrar motoristas passando apuros ao tentar pegar o retorno para ir ao Centro.

Longatto sugere que na via seja instalado um radar, a fim de conter a velocidade no trecho urbano da SP-304. "Se passassem a 40 km/h, não teria problema nenhum aqui. Nas BRs do Sul do país, há lombadas em todos os trechos de rodovia em cidade, pois a parte que está dentro do perímetro urbano compete ao município administrar, senão não tem jeito."

De acordo com Arthur Ribeiro Neto, o trecho no km 170 da SP-304 deve passar por uma remodelação, que está sendo analisada pelo Departamento de Estradas e Rodagem. "Quanto a uma nova intersecção, passagem subterrânea ou viaduto, o DER está fazendo o estudo. Já tem uma nova [intersecção], aqui na Piracicaba-Charqueada, que está contratada e vai ser executada", disse o secretário.

"Agora, se terá alguma nova, não está neste contrato. Por isso, é preciso ver no DER, que está estudando a possibilidade de executá-la ou não", completou Arthur Ribeiro Neto, que esteve acompanhado do engenheiro Jorge Akira Kobayaski, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes.

FAIXA DE DESACELERAÇÃO
Longatto também propõe que, logo antes do acesso ao distrito de Santa Teresinha, próximo ao Posto Bigaton, seja aberta uma faixa de desaceleração para permitir que os caminhões que param para abastecer no estabelecimento façam a manobra com segurança.

Assim, os veículos que trafegam no sentido Piracicaba-São Pedro da SP-304 acessariam a entrada, percorreriam uma parte da rua Nossa Senhora do Carmo e, logo adiante, usariam uma alça para fazer o retorno até o posto.

Tanto a abertura da faixa de desaceleração quanto a remodelação do trecho na altura do km 304 da Hermínio Petrin ganharão maior importância principalmente quando for concluído o Parque Paradiso, condomínio com centenas de apartamentos que está sendo construído às margens da pista pela MRV Engenharia.

GALERIAS
Por sinal, outra preocupação de Longatto é com o impacto na rede de esgoto que o novo condomínio causará na região de Santa Teresinha. Por isso, o vereador quer que a MRV se responsabilize por construir a terceira das quatro partes do projeto que contempla a galeria de esgoto do distrito. Longatto detalhou como cada uma dessas partes está definida ––as duas primeiras já foram construídas; falta fazer a outra metade.

"Em Santa Teresinha, foi projetada pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) uma galeria com quatro ramos para resolver o problema da bacia, desde a Vila Bessi até o Rio Corumbataí. A primeira parte dela já foi feita: começou na rua Carlos Bartolomeu de Arruda, esquina com a Emílio Carlos, descendo pela Carlos Bartolomeu de Arruda, Nereu Ramos e Nagib Israel, cruzando a Nossa Senhora da Carmo e indo até o Rio Corumbataí, margeando o Parque Central de Santa Teresinha. A segunda parte da galeria, que também já foi executada, começa no Supermercado Ideal e vai pela rua Corcovado até o Córrego das Ondas."

"A terceira parte começaria em cima, na rua Emílio Carlos, na confluência com a Carlos Bartolomeu de Arruda, descendo pela Emílio Carlos até o cruzamento com a Nossa Senhora do Carmo. Ali, a galeria teria uma caixa de recepção grande, de onde sairia uma derivação margeando a rodovia SP-304, indo no sentido Rio Corumbataí. A quarta e última parte teria início em cima, na rua Corumbataí, esquina com a João Eugênio Piedade, descendo pela Corumbataí, até chegar à travessa João Conceição. Ela teria uma derivação à esquerda, cruzando a Virgílio da Silva Fagundes, entrando por uma viela de servidão, por dentro do terreno da família Geraldim, indo em direção ao Rio Corumbataí."

Longatto informou que o secretário de Obras deve reunir-se com os engenheiros da MRV para propor à empresa que arque com a construção da terceira parte da galeria. Segundo o vereador, o problema precisa ser resolvido antes que se conclua a duplicação da Nossa Senhora do Carmo, para que não necessário, depois de finalizada a obra, romper novamente o asfalto da via.

Até o momento, de acordo com Longatto, a MRV projetou a rede interna de esgoto do condomínio Parque Paradiso, "mas vai usar a mesma saída que margeia o Parque Central de Santa Teresinha". A obra, lembrou o vereador, evitará que seja utilizado o eixo antigo do sistema, "para não sobrecarregar a rede que dá escoamento na primeira parte da galeria".

 

TEXTO: Ricardo Vasques / MTB 49.918

FOTOS: Davi Negri / MTB 20.499



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Legislativo José Longatto

Notícias relacionadas