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27 DE ABRIL DE 2020

Live do Parlamento Aberto aborda trabalhos de pesquisa da Câmara


Jornalista Erich Vallim Vicente entrevistou, sexta-feira (24), o diretor do departamento de Documentação e Transparência, Bruno Oliveira.



EM PIRACICABA (SP)  

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A entrevista em live do programa Parlamento Aberto da última sexta-feira (24) abordou a restauração de documentos do período da gripe espanhola, em 1918, pelo Departamento de Documentação e Transparência da Câmara de Vereadores de Piracicaba. O jornalista Erich Vallim Vicente entrevistou o diretor Bruno Didoné de Oliveira, que falou sobre o trabalho em relação aos dados da pandemia do início do Século XX e outras pesquisas desenvolvidas.

Bruno comentou que o departamento reuniu, através de atas das reuniões extraordinárias de 1918, dados sobre a forma com a qual o poder público lidava com a pandemia no período, que, assim como a covid-19, também possuía fácil contágio e era uma doença até então desconhecida pela população. Dentre os dados, foi identificado o registro de 4.178 pessoas infectadas pela gripe espanhola e 88 mortes na cidade.

“Houve uma mobilização tanto do Poder Executivo quanto do Poder Legislativo e de instituições do Município para informar o cidadão e tentar minimizar os efeitos da pandemia da época. Foi um trabalho bastante elogiável”, comentou Bruno.

De acordo com Bruno, foi possível identificar a união de trabalho entre os três poderes para minimizar os efeitos da pandemia na cidade. “A atuação coletiva, das instituições e dos munícipes, foram essenciais na época. Houve muita solidariedade”, comentou.

O diretor do departamento de Documentação e Transparência também falou sobre organização do departamento, que atua por meio do auxílio de três servidoras e nove estagiários, na disponibilização de documentos antigos da Câmara, disponibilização de dados no Portal de Transparência, controle de vídeos de eventos na Câmara, atendimento a ouvidoria e atendimento ao serviço de informação ao cidadão.

Ele explicou que o departamento criou neste ano uma comissão de avaliação de documentos, pela qual é realizado controle sobre os documentos de departamentos da Câmara. Neste sentido, Bruno também falou sobre o projeto de criação de uma tabela de temporalidade, para a organização dos documentos da Câmara e otimização de armazenamento de documentação da Casa.

Durante a entrevista, também foi citado o trabalho desenvolvido pelo departamento acerca do edifício Comurba, que desabou m 6 de novembro de 1964. O Departamento de Documentação e Transparência realizou o resgate de 71 votos de pesar de Câmaras paulistas e mineiras em solidariedade à cidade pelo desabamento do edifício.

“Percebemos que a história é contada através desses documentos que a Câmara possui, através desses votos de pesar”, disse Bruno.

Bruno também falou sobre o trabalho de digitalização de documentos, desenvolvidos pelo departamento. Segundo ele, o intuito é digitalizar documentos criados entre 1948 a 2000, que existem apenas fisicamente. Destes, já foram digitalizados até o ano de 1968.

Como um dos departamentos ligados na execução do programa Parlamento Aberto, o diretor Bruno Oliveira lembrou a proposta de levar conteúdo às escolas, com o intuito de disseminar os trabalhos do legislativo para as escolas de forma didática. "Estamos até com data marcada para iniciar as atividades, mas por conta da pandemia do novo coronavírus tivemos que adiar o começo desta proposta que é muito interessante", disse.

As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.

As entrevistas também podem ser acessadas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores.

Para receber as informações do programa Parlamento Aberto direto no celular, é possível cadastrar na lista de transmissão do whatsapp neste link.

Saiba mais:

União de esforços, um século atrás, fez Piracicaba superar a pandemia

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Texto:  Larissa Souza
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Parlamento Aberto

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