
20 DE MARÇO DE 2018
Dois projetos aprovados receberão recursos e atendem cerca de 80 pessoas por mês
Parlamentar visitou a Casa do Bom Menino
O vereador Pedro Kawai (PSDB) conferiu os projetos da Casa do Bom Menino, situado na rua Machado de Assis, 593, no bairro Nova América, que receberão recursos do Fumdeca (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) este ano.
Dos dois projetos aprovados, um deles, o "Nós no Mundo", prepara a criança e o adolescente para a convivência comunitária. São em média 60 jovens que praticam atividades que promovem o conceito de regra, limite, comunicação não violenta, disciplina, com o apoio de um arte educador e um educador físico, que também trabalha o desenvolvimento motor das crianças.
O "Menino Gourmet" é o outro projeto com financiamento do Fumdeca, que atende cerca de 80 pessoas por mês e existe há seis anos (quatro com os recursos municipais). Natália Guimaro, psicóloga e coordenadora de projetos na Casa do Bom Menino, explica que esse programa associa o aprendizado da gastronomia com profissionalização na área da alimentação.
"Através de oficinas de produção no setor da alimentação eles são iniciados ao trabalho. Aliado a isso, temos a presença da psicopedagoga que fortalece a defasagem escolar; hoje 95% dos nossos acolhidos são defasados", relata.
FUMDECA — Administrado pelo Comdeca (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), que direciona as verbas do fundo para instituições beneficiadas, o Fumdeca é um recurso criado para promover ações que garantam os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
É composto por recursos arrecadados por meio do Imposto de Renda, sendo até 6% do imposto devido de pessoas físicas — desde que façam a declaração no formulário completo — e pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real (até 1% do Imposto de Renda devido).