PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE AGOSTO DE 2020

Jornalista aborda características da cultura popular em live


Glória Cavaggioni, jornalista e mestre em filosofia da educação, participou da live desta terça-feira (19) do programa Parlamento Aberto



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

A jornalista participou da live desta terça do programa Parlamento Aberto





A cultura representa a história, os valores e costumes de uma localidade. Ela é evidenciada no dia-a-dia, quando, por exemplo, uma pessoa faz referência a Piracicaba através do hino da cidade ou de comidas típicas como a pamonha ou o caldo de cana.

A representação e manifestações da cultura popular foram tema da live desta terça-feira (19) do programa Parlamento Aberto. Jornalista e mestre em filosofia da educação, Glória Cavaggioni falou das características da cultura popular e suas influências na sociedade.

Glória explicou que a cultura local, muitas vezes, é vista como "estagnada", o que não reflete a realidade dessas expressões culturais, que estão em constante mudança. Um exemplo disso é a moda de viola, ritmo característico de Piracicaba, que veio para o Brasil através dos portugueses e era utilizada para catequizar os índios. Hoje, a moda de viola traz referências à cultura caipira e é conhecida em todo o mundo.

A mestre em filosofia da educação observou que a cultura popular não é dissociada dos ritmos e danças modernas. Em Piracicaba, um exemplo da mistura do local com o global é o Festival Curau (Culturas Regionais e Artes Urbanas), que une apresentações de bandas da cidade com artistas de outras regiões do país.

Nesse sentido, a cultura pode ser considerada um espaço tanto de reprodução quanto de transformação. De acordo com Glória, os ideais do sistema capitalista são absorvidos pela cultura e reproduzidos através da concepção de que o ser é representado pelo seu poder de consumo. “A cultura dialoga com o espaço e tempo que a gente vive, ela não é descolada da vida,  é criada durante a vida e é parte dela”, disse.

A transformação se dá quando manifestações culturais apresentam valores diferentes aos perpetuados pela sociedade. Como exemplo, Glória citou o batuque de umbigada, manifestação afro-brasileira que integra a cultura piracicabana, que possui princípios de valorização das pessoas, diferente do ponto de vista capitalista, que tem enfoque no individualismo.

“Nas manifestações populares a gente vê muito a importância do coletivo, do ser com o outro, de a gente viver com o outro e não para o outro ou apesar do outro”, comentou.

Na live, também foi abordada a visão da cultura popular como espetáculo exótico. Glória defende que as expressões culturais populares devem ser colocadas em posições de visibilidade, contudo, sem retirar o protagonismo das pessoas que representam essas expressões.

Para a jornalista, faltam ações por parte do poder público para a ampliação da visibilidade de grupos que disseminam a cultura popular. Além disso, ela criticou a concentração das atividades culturais da cidade na área central e incentivou a criação de ações nos bairros.

ACESSE O CONTEÚDO
As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.

As entrevistas também podem ser conferidas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba e, ainda, no podcast produzido pela Rádio Câmara Web.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, cadastre-se na lista de transmissão do Whatsapp, neste link.



Texto:  Larissa Souza
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Cultura Parlamento Aberto

Notícias relacionadas