
13 DE JULHO DE 2018
Executivo repassará anualmente R$ 25 mil à entidade.
O vereador Jonson Sarapu de Oliveira, o Maestro Jonson (PSDB), acompanhou, na manhã desta sexta-feira (13), a assinatura do convênio da Prefeitura com a Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba, pelo qual serão repassados, anualmente, R$ 25 mil à Orquestra Educacional de Piracicaba, mantida pela entidade.
Maestro Jonson é o autor da indicação 3.573/2017, de outubro do ano passado, que sugeriu ao Executivo a concessão de subvenção para a OEP. A proposta foi acatada pela administração municipal, que enviou à Câmara o projeto de lei 46/2018, aprovado em fevereiro.
O convênio tem a duração de cinco anos e pode ser renovado. Os repasses serão feitos em parcelas mensais à associação mantenedora da OEP. Como explicou Maestro Jonson, a orquestra terá de cumprir, como contrapartida, "uma agenda de eventos em espaços publicos na cidade".
"A OEP, diferentemente das outras, é uma orquestra-escola, em que tudo que é desenvolvido é voltado aos alunos. Os clássicos eruditos de orquestras, por exemplo, são adaptados aos músicos, de acordo com o grau de conhecimento de cada um", disse o vereador.
Com sede na rua Antônio Lourenço do Canto, no bairro Nova América, a OEP foi criada em 2015 e atualmente conta com mais de 70 componentes, com idade a partir de 10 anos e de variado conhecimento técnico musical. Tem como propósito a inclusão em todas as suas ações, proporcionando meios de aprimoramento artístico e musical e contribuindo para o acesso à cultura e à educação por meio da música e da prática orquestral.
O prefeito Barjas Negri (PSDB), que participou do ato de assinatura do convênio nesta sexta-feira, destacara, na justificativa ao projeto de lei 46/2018, que "o repasse de subvenção social à entidade mantenedora da Orquestra Educacional de Piracicaba" busca "garantir e estimular a formação dos futuros músicos", com a intenção, inclusive, de que venham a "integrar os quadros da Orquestra Sinfônica de Piracicaba".