
03 DE AGOSTO DE 2015
Fim das enchentes, recuperação de área verde e outras melhorias são motivos de felicitações aos secretários municipais Arthur Ribeiro (Obras) e Rogério Vidal (Ambiente).
João Manoel destaca satisfação popular em obras no Água Branca
A líder comunitária, Helena da Silva, primeira titular da comissão local de Saúde, dos bairros Bosque da Água Branca, Terra Nova, Parque Primeiro de Maio e Jardim Astúrias III, na manhã desta segunda-feira (3) reafirmou o teor de uma frase, proferida em junho de 2012, de que a vitória não se consegue sem a ajuda das outras pessoas, principalmente de Deus, para conseguir os objetivos.
Para falar da satisfação da população em obras realizadas pela Prefeitura Municipal, a líder comunitária recebeu a assessoria do vereador João Manoel dos Santos (PTB), elencando diversas obras na região, principalmente a que colocou um fim aos problemas de enchentes, que culminou na canalização de parte do Córrego do Água Branca, que margeia a avenida Laudelina Cotrin de Castro, em trecho que há anos a população do entorno padecia devido aos ínúmeros problemas decorrentes de enchentes e outras penalizações devido à falta de infra-estrutura local.
A líder comunitária discorreu sobre o histórico das obras, na colocação de aduelas (tubulações) que facilitou o fluxo de águas do Córrego, colocando um fim aos problemas de enchentes e, beneficiando moradores dos bairros Parque Primeiro de Maio, Bosque do Água Branca, Terra Nova e Astúrias III, dentre outras localidades, incluindo estudantes da Faculdade Anhanguera que se utilizam da região.
Helena também reiterou que há mais de 30 anos a comunidade local aguardava por estes melhoramentos, sendo que foi primordial o respaldo do vereador João Manoel para reforçar a luta dos moradores, pois em época de enchente era uma tormenta, ninguém conseguia dormir direito preocupado no alagamento da avenida, o que dificultava o trânsito da região, afetando também a circulação dos ônibus do transporte coletivo.
Helena ainda apontou outros melhoramentos recentemente conquistados pelos moradores da região, a exemplo de academia para a terceira idade, instalação de bancos e mesas de jogos em área verde e principalmente poda de árvores na área verde da rua Antônio Ferraz de Almeida, na esquina com a rua João Francisco de Oliveira, com a poda conhecida por "levanta saia", onde os galhos mais baixos foram aparados, ajudando na iluminação e na segurança do local.
Na conquista dos melhoramentos, o vereador João Manoel destacou que uma das funções do parlamentar é fazer a intermediação entre a população e o Executivo, que é quem tem o poder de realizar um investimento na cidade. "Meu trabalho é acompanhar a comunidade, estar junto dela e levá-la para conversar com o prefeito e os secretários. Esse é o trabalho do vereador. Se alguém vem e promete, ele está mentindo, porque o vereador não faz obras. O papel do vereador é esse, e eu estou cumprindo o meu. Se a comunidade permanecer mobilizada, a obra certamente virá", disse o parlamentar em 2012, no encaminhamento das reivindicações.
Morador antigo da região, Carlos Puerta disse que a colocação de manilhas resolveu os problemas de enchentes que invadiam residências e causava um problema social. Além de considerar louvável a atuação das secretarias municipais de Obras e Desenvolvimento do Meio Ambiente, além da atuação do gabinete do vereador João Manoel dos Santos e do empenho da líder comunitária, Helena da Silva em prol dos moradores.