
07 DE JANEIRO DE 2016
Projeto é semelhante ao "Feiras & Jardins Sustentáveis" que está sendo realizado pela Prefeitura da São Paulo.
Preocupado com o meio ambiente, o vereador Paulo Camolesi (REDE) protocolou, hoje, indicação ao Chefe do Executivo a fim de realizar estudos para implantação de um projeto semelhante ao “Feiras & Jardins Sustentáveis”, que está em execução na Prefeitura de São Paulo. O objetivo da propositura é amenizar, em parte, o problema dos resíduos sólidos de Piracicaba.
De acordo com o documento, “um dos maiores problemas dos aglomerados urbanos atuais é o aumento vertiginoso da geração de resíduos sólidos, a sua coleta seletiva, o seu adequado e seguro tratamento e sua correta destinação. As etapas que envolvem esse processo, desde a geração até a sua apropriada destinação, são deveras complexas e envolvem, além da aplicação de recursos e da tecnologia adequada, o desenvolvimento de um programa educacional junto à população”.
“Diante da situação crítica em que se encontra o meio ambiente e a ecologia, dia a dia recebendo ataques e mais ataques pela irresponsabilidade do ser humano, há urgência para que os gestores públicos adotem medidas para mitigar os danos causados e evitar que eles continuem seu processo de degradação”, informava.
“A coleta seletiva, apesar de já estar implantada em nosso município há algum tempo, precisa evoluir para alcançar a sua plenitude caminhando junto com a conscientização da população para a aplicação do lema dos 3R (Reduzir, Reutilizar, Reciclar). Mas é preciso avançar mais contra a depredação ambiental que causa a sobrecarga dos aterros sanitários, nem sempre construídos e utilizados com a segurança necessária. E um dos caminhos abertos que já está sendo usado em algumas prefeituras é a compostagem dos resíduos sólidos orgânicos provenientes das feiras livres e da poda de jardinagem”, ressaltou Paulo Camolesi.