PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE ABRIL DE 2023

Há 100 anos, projeto sugeriu instalar Câmara na ‘casa de Prudente’


Matéria da série ‘Achados do Arquivo’ destaca o PL 5, apresentado na Casa em 12 janeiro de 1921



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Câmara cogitou, em 1921, se instalar na "casa de Prudente". Crédito da Foto: Fábio Gerônimo



Prudente José de Moraes Barros, ou apenas Prudente de Moraes. O célebre político ituano foi eternizado na História do País como o primeiro presidente civil do Brasil eleito por eleição direta. Apesar de ter nascido em Itu, fez carreira em Piracicaba, onde atuou com vereador e presidente da Câmara. Não é à toa que o prédio atual que abriga o Legislativo piracicabano leva seu nome. 

Mas a Câmara poderia ter tido como sede a antiga residência de Prudente de Moraes. O chamado “edifício Prudente de Moraes” poderia ter sido na casa onde habitou o ilustre político. Pelo menos é o que indica os documentos que fazem parte do acervo da Câmara, no qual foram encontradas evidencias que há mais de 100 anos iniciavam-se discussões de onde seria fixado seu funcionamento daquele momento em diante. 

As discussões tiveram início em 12 de janeiro de 1921, com o Projeto de Lei 5, que tinha a seguinte redação:

“art. 1º. Fica a Prefeitura autorizada a adquirir o prédio em que residiu já muitos anos o inolvidável republicano Prudente de Moraes, para nele ser instalado o Paço Municipal, para esse fim, dispensar até a quantia de cinquenta contos de reis e fazer as operações de crédito necessárias” (em transcrição livre)

Após a abertura do projeto de lei foram feitos alguns pareceres e levantamentos referente aos custos referente à reforma de dois prédios indicados, assim como a análise dos terrenos, comparando vantagens e desvantagens a longo prazo. 

Um dos prédios prospectados foi a casa de Julia Moraes Barros, antiga residência de Prudente (onde hoje está o Museu Histórico e Pedagógico “Prudente de Moraes”). A outra opção era a permanência da Câmara no imóvel de José Ferraz de Camargo, na antiga residência do Barão de Rezende. Este edifício foi demolido em meados da década de 1970 e era localizado onde hoje está o estacionamento da Câmara. 

Após a cotação de preços entre as duas reformas, concluíram que seria mais vantajoso manter o funcionamento no prédio da rua São José. Outro fator levado em consideração para essa decisão foi o tamanho dos respectivos terrenos, o que permitiria uma futura expansão: 

“O terreno, incluindo a parte construída, da Senhora D. Julia Prudente tem uma área de 1.400 metros quadrados, o do Snr. Camargo Junior tem uma área de 2.420 metros quadrados; quanto a locação em relação aos respectivos terrenos o prédio da Rua São José está em melhores condições que o prédio da Rua Sto. Antônio, principalmente no caso de aumento, que poderá ser feito com mais estética e comodidade; quanto ao aspecto exterior e situação ainda o prédio do Snr. Camargo Junior está em condições mais vantajosas” (transcrição livre)

O tamanho, a necessidade de reformas e impossibilidade de crescimento impediram que o Paço Municipal e, assim, a Câmara fosse abrigada na residência de Prudente de Moraes. Mas importância do político continua devidamente celebrada, seja na denominação do edifício da edilidade, seja na preservação de sua residência e memória no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes.

ACHADOS DO ARQUIVO - A série "Achados do Arquivo" se pauta na publicação de parte do acervo do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, ligado ao Departamento Administrativo. Ela foi criada pelo setor de Documentação, em parceria com o Departamento de Comunicação Social, e conta com publicações semanais no site da Câmara, às sextas-feiras, como forma de tornar acessível ao público as informações do acervo da Câmara Municipal de Piracicaba. (Texto de Caroline Leme Margiota, estagiária de História do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo)



Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Achados do Arquivo Documentação

Notícias relacionadas