PIRACICABA, SÁBADO, 5 DE JULHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

26 DE MAIO DE 2015

Gilmar Rotta promove reuniões entre polícias e moradores do Nova Suíça


Cerca de 150 moradores daquela região participaram de encontro nesta terça-feira (26) com representantes da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O vereador Gilmar Rotta (PMDB) promoveu encontro de representantes da Polícia Militar (PM) e da Guarda Civil Municipal (GCM) com cerca de 150 moradores da região do bairro rural Nova Suíça, na noite desta terça-feira (26), com o objetivo de buscar solução à situação de insegurança por qual passa a comunidade. 

“Temos recebido muitas reclamações de moradores desta região sobre os freqüentes furtos e roubos”, disse o vereador Gilmar Rotta (PMDB). A reunião na Paróquia Imaculada Conceição de Nova Suiça possibilitou aos moradores demonstrarem toda a preocupação e situação por qual passam por conta da falta de segurança. 

O presidente da Associação dos Moradores do Nova Suiça, Antonio Cláudio Perim, iniciou os relatos dos moradores, ao lembrar que teve a propriedade assaltada por duas vezes no ano passado e, agora fora da residência, outras cinco vezes o local foi arrombado e teve objetos furtados. “É uma situação insuportável”, afirmou.

Por cerca de 40 minutos, diversos moradores relataram casos de assalto naquela região, seja em situações onde há reféns, ou mesmo por conta de atos de vandalismo, como incêndio premeditado em plantações de cana-de-açúcar. Nas falas dos moradores, sempre fica presente o medo e a impotência diante de situações de insegurança. 

O sargento PM Raul representou o tenente PM Fábio, comandante da 1ª Companhia, que atende aquela região. De maneira bastante didática, PM Raul detalhou algumas atitudes que os moradores podem ter em caso de atitudes suspeitas. “Quando vocês virem um carro passar, que não for do bairro, precisam relatar à polícia”, disse. 

Raul informou que a 1ª Cia. da PM conta com uma patrulha de 12 horas na região e, embora tenha admitido algumas limitações de estrutura, lembrou que a segurança de uma comunidade se faz junto à população. “Além do registro do Boletim de Ocorrência (B.O.) na PM, é preciso fazer o registro na Policia Civil”, disse. 

O representante da PM lembra que, enquanto o BO na PM tem função estatística, o registro dos casos na Polícia Civil contribui com a abertura de inquéritos e investigações. “É importante que vocês tenham a consciência sobre a funcionalidade de uma das ferramentas que existem para a população no combate à criminalidade”, disse. 

Representando a GCM, o sub-comandante Moraes fez uma análise mais política da situação. “Eu sei que vim aqui falar de segurança, mas é importante a gente também estar ligado no que acontece na política, porque ali muitas coisas são decididas e que acabam atingindo vocês diretamente”, disse, ao defender a organização popular. 

Moraes também parabenizou o vereador Gilmar Rotta (PMDB) pela iniciativa de colocar a população mais próxima das corporações de segurança para que “a informação possa fluir com ainda mais facilidade, onde todos possamos aprender, porque a população sempre sabe onde estão os problemas”, enfatizou o sub-comandante.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Segurança Gilmar Rotta

Notícias relacionadas