PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 12 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

25 DE ABRIL DE 2014

Gilmar Rotta participa da inauguração da ETE Bela Vista


Inaugurada nesta sexta-feira, 25, Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) beneficiará aproximadamente 100 mil habitantes



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


O vereador Gilmar Rotta (PMDB) participou da inauguração da ETE Bela Vista na manhã desta sexta-feira, 25. O evento reuniu autoridades e lideranças de Piracicaba, entre elas o prefeito Gabriel Ferrato. A estação foi construída em terreno de 42 mil metros, com o objetivo de tratar o esgoto dos bairros à margem direita do rio Piracicaba (exceto Santa Rosa, Água Santa e Capim Fino, já feito pela ETE Capim Fino). 

O sistema Bela Vista será responsável por tratar 20 milhões de litros de esgoto, anteriormente despejados no rio Piracicaba. A estrutura possui tanques de aeração, decantadores secundários, prédio de desidratação de lodo e tanque de contato para desinfecção do efluente. “A ETE coloca Piracicaba no seleto grupo de universalização de tratamento de esgotos. Serão 20 milhões litros de esgoto que deixarão de ser lançados no rio Piracicaba”, diz o presidente da Águas do Mirante, José Benedito da Silva. 

O evento também serviu para anunciar o programa Piracicaba Rede 100%, que consiste na parceria da Prefeitura e do Semae. O objetivo é aumentar o índice de tratamento de esgoto. Os benefícios do programa são a ampliação da rede coletora de esgoto, linhas de recalque, estações elevatórias e estações de tratamento de esgoto. 

“A inauguração da ETE Bela Vista, além de beneficiar aproximadamente 110 mil habitantes, vai devolver a dignidade ao rio Piracicaba. Vamos demonstrar mais respeito pela natureza e pelo ecossistema, mas, principalmente, vamos todos ter mais qualidade de vida”, comentou Gilmar Rotta. 

Piracicaba possui atualmente 98% do esgoto tratado. Mas entre junho e julho deste ano serão inauguradas mais duas estações de tratamento de esgoto, o sistema Anhumas e Ártemis, que completará 100% de esgoto tratado.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Infraestrutura Urbana Gilmar Rotta

Notícias relacionadas