PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE ABRIL DE 2021

Gestor do PPP do Esgoto aponta benefícios da parceria ao Município


Jacy Prado participou, na tarde desta sexta-feira (8), da live no perfil do Instagram do Parlamento Aberto.



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução




Para falar sobre o funcionamento do sistema de saneamento básico do município, o Programa Parlamento Aberto recebeu na live desta sexta-feira, o gestor da PPP (Parceria Público-Privada), Jacy Prado que explicou como funciona o contrato com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e quais são os serviços realizados na cidade.

Prado lembrou que Piracicaba é a primeira no ranking de saneamento básico em levantamento feito pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, posição que diverge da situação de mais da metade do país. “No Brasil, temos praticamente metade dos brasileiros que não tem esgoto coletado e tratado em suas casas”, informou

Em 2012, ano em que a empresa Mirante assumiu a PPP, apenas 30% do esgoto de Piracicaba era coletado e tratado, número que saltou para 100% em dois anos. De acordo com o gestor, isso traz impacto direto na saúde. “Ao longo de 20 anos, Piracicaba reduziu 20% as internações relacionadas à desidratação, diretamente relacionada ao saneamento.”

O gestor da empresa explica que a PPP prevê toda coleta e tratamento do esgoto da cidade e funciona por uma área de concessão delimitada pelo Plano Municipal de Saneamento.

“Hoje, Piracicaba tem 24 estações de tratamento de esgoto espalhadas pela cidade, sendo as três principais Bela Vista, Ponte do Caixão e Piracicamirim, com 62 elevatórias de esgoto, uma bomba que puxa o esgoto em áreas mais baixas e 1.400 quilômetros de rede coletora de esgoto, o que faz com que a cidade esteja totalmente saneada”.

Para manter essa qualidade, Jacy informou que existem análises laboratoriais diárias que observam a qualidade e eficiência do sistema. Além disso, o PPP investe em iniciativas sustentáveis como o secador solar de lodo, sistema que trata a parte residual sólida existente no processo de tratamento do esgoto.

“Basicamente, quando tratamos o esgoto, é gerada uma parte sólida que chamamos de lodo. Nós implantamos um sistema que funciona como uma estufa que seca esse material, desidratando ao redor de 70% através de um processo totalmente natural”, explica.

Ainda em fases de estudos, Jacy contou que uma parceria com a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) trabalha para que esses resíduos possam ser aproveitados na agricultura. “Esse estudo pretende tratar essa massa final, que já foi desidratada e destiná-la a agricultura para efetivamente ser usada como adubo”, contou.

PANDEMIA - Em 2020 houve investimento social nas comunidades de Piracicaba. Jacy Prado coutou que foi observado crescimento exponencial desses núcleos informais na cidade, o que demandou trabalho social emergencial, que pudesse levar água e esgoto tratado para a população.

“Nós investimos em 11 comunidades conhecidas em Piracicaba, como Portelinha, Sabiá I e II e Três Porquinhos e pelo menos oito mil pessoas foram beneficiadas com mais saúde e qualidade de vida”, ressaltou.

O gestor contou que foram destinadas três mil cestas básicas ao município e também kits de higiene para as comunidades, necessários para a prevenção contra o novo coronavírus e, além disso, outras iniciativas apontadas por Jacy foram a doação de 50 mil litros de cloro para a o município, produto químico essencial para o tratamento de esgoto e a doação de hipoclorito de sódio, usado para desinfetar áreas públicas como calçadas e pontos de ônibus. 



Texto:  Pedro Paulo Martins
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Parlamento Aberto

Notícias relacionadas