PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 8 DE MAIO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE AGOSTO DE 2020

General Edson Diehl Ripoli receberá moção de aplausos


Propositura, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr., foi aprovada nesta segunda-feira (3)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Propositura foi aprovada na 25ª reunião extraordinária



O general Edson Diehl Ripoli será homenageado por assumir o comando da 2ª Divisão do Exército, em São Paulo. A moção de aplausos 80/2020, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), foi aprovada nesta segunda-feira (3), na 25ª reunião extraordinária.

A cerimônia de nomeação ocorrerá no dia 24 de julho, às 10h30, com transmissão pela internet. No comando da 2ª Divisão do Exército, Ripoli será responsável por 10 mil militares de 25 unidades do estado, uma no Rio de Janeiro, além de duas brigadas comandadas por generais, uma em Campinas e outra em Caçapava.

De acordo com o vereador, o homenageado estudou em escolas militares desde os 14 anos. Ele é bacharel em ciências militares pela Academia Militar das Agulhas Negras, mestre em ciências militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, doutor em ciências militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, além de possuir cursos de comando e Estado-Maior das Forças Armadas da Alemanha e de Altos Estudos Estratégicos na Espanha.

Na moção, Trevisan destaca que o general Edson Diehl Ripoli comandou a Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, onde exercia o cargo de 1º subchefe do Estado-Maior do Exército, até ser promovido a general da divisão, em 31 de julho de 2018. Em 16 de março de 2018, tornou-se comandante da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Escola Marechal Castelo Branco, no Rio de Janeiro, onde permaneceu até assumir a função política do Governo Federal.

Segundo o parlamentar, antes de aceitar o convite para comandar a 2ª Divisão do Exército em São Paulo, o general Edson Diehl Ripoli exercia a função de chefe de gabinete do Ministério da Defesa.

Durante sua trajetória, o homenageado já atuou no Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal e São Paulo, além de trabalhos fora do país, na Angola, Colônia, Hamburgo, Dakar e Madri.

Trevisan salienta que o Ripoli recebeu o título de Piracicabanus Preaclarus, concedido pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, em outubro de 2015.

Em abril de 2019, o general compôs a mesa dos trabalhos e foi também um dos homenageados da solenidade em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro, realizada no Salão Nobre da Câmara.



Texto:  Larissa Souza
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas