PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

01 DE SETEMBRO DE 2022

Gabinete Itinerante desenvolve terceira atividade do projeto


Gabinete da vereadora Silvia Morales (PV), em parceria com a Escola Estadual Profa. Dionetti Callegaro Miori, realizou atividade com estudantes



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


A assessoria parlamentar da vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo “A Cidade é Sua”, esteve presente na última terça-feira (30), na EE Profa. Dionetti Callegaro Miori para realização do Gabinete Itinerante com alunos do 2º Ano A e do 2º Ano B do Ensino Médio, no âmbito de disciplina ministrada pela Profa. Antonia Clayse Anne de Medeiros Vieira. Esta atividade contou com a participação direta da professora citada e do Prof. Élcio Maichacki.

Este projeto de Gabinete Itinerante refere-se à uma iniciativa que corresponde à sensibilização atrelada ao processo de educação política, proporcionando aos cidadãos e cidadãs o acesso às informações sobre o papel do Poder Legislativo Municipal, esclarecendo as funções de uma vereadora e do seu gabinete, simulando o funcionamento do próprio gabinete no local visitado, além de promover a participação popular e comunitária pela aproximação estabelecida, pela busca da escuta ativa e pela disposição de compreender as verdadeiras demandas daquela comunidade na sua região.

Os assuntos abordados foram: (I) O papel do Poder Legislativo, a estrutura operacional do Parlamento e a atuação parlamentar inovadora; (II) O que é e como funciona um mandato coletivo, e prestação de contas do Mandato Coletivo “A Cidade é Sua”; (III) Apresentação das demandas do bairro levantadas por 4 alunos; (IV) Proposta de encaminhamento do mandato coletivo pertinente às demandas apresentadas; (V) Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável); e (VI) Práticas sustentáveis executadas na escola e expostas pelo Prof. Maichacki.

Um diferencial da iniciativa em questão é justamente a abordagem sobre a Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU, cujo objetivo é popularizar tal agenda e os respectivos ODS e começar a mobilizar os jovens para que conheçam a existência do plano de ações e metas correlatos.

Para a Profa. Anne Vieira, “O Gabinete Itinerante é um projeto de muita importância para contribuir com uma nova consciência política e humanizada, exigindo dos estudantes a compreensão da política como forma de participação popular, a qual se distancia da política tradicional, inserindo-se nas discussões e decisões que serão proporcionadas a eles mesmos. Ou seja, a participação popular é um instrumento político que mais se adequa aos anseios das comunidades e, portanto, mais efetiva”.

A vereadora Silvia Morales comenta que “O Gabinete Itinerante está alinhado ao eixo temático da Escola do Legislativo relativo à Educação para a Cidadania, bem como a um dos seus objetivos, que é incentivar, promover e capacitar os cidadãos e a comunidade em temas afins com as atividades institucionais do Poder Legislativo e da Administração Pública em geral, incluindo ações com a participação popular”.

 



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Educação Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas