PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE AGOSTO DE 2020

Fundadora do Centro Literário de Piracicaba dará nome à academia


Projeto de lei 308/2019, de autoria do vereador Pedro Kawai, foi aprovado nas reuniões extraordinárias realizadas nesta segunda-feira (3)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Pedro Kawai é o autor da propositura.



A academia ao ar livre localizada na rua Garças, esquina com a rua Tupa, no interior do Case (Centro de Atendimento Socieducativo), no Jardim Itapuã, receberá denominação de Rosaly Aparecida Curiacos de Almeida Leme, por iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB). O projeto de lei 308/2019 foi aprovado em primeira discussão na 25ª reunião extraordinária, e em segunda discussão, na 26ª, ambas realizadas nesta segunda-feira (3).

Natural de Piracicaba, nascida em 31 de outubro de 1941, Rosaly foi professora primária, universitária e diretora de várias instituições de ensino, entre elas a Escola de Enfermagem, tendo aposentado, ainda, como supervisora de ensino. A homenageada também era atuante em várias igrejas do município, orientando coordenadores de grupos, principalmente os catequistas.

Por muitos anos, trabalhou na função de segunda secretária da Academia Piracicabana de Letras. Escreveu artigos, crônicas, poesias, contos e prosas para os jornais Diocesano de Piracicaba, Gazeta de Piracicaba, Tribuna de Piracicaba e Jornal de Piracicaba.

Além disso, foi diretora e fundadora do Clip (Centro Literário de Piracicaba), onde  lançou livros de poesias e de dinâmicas e várias coletâneas. Ao lado do marido, Felisbino de Almeida Leme, o “Bino”, participou  no trabalho da diretoria de várias entidades piracicabanas como a Sociedade Beneficente Sírio Libanesa, Centro Cultural e Recreativo Cristóvão Colombo, Amigos do Museu da Odontologia, Clube de Escritores de Piracicaba, Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba e Salão Internacional de Humor.

Faleceu em 24 de agosto de 2019, aos 77 anos. “Cumpriu o seu papel nesse mundo e deixou-nos um grande exemplo de honestidade. A propositura tem por objetivo manter o nome de Rosaly Aparecida Curiacos de Almeida Leme na história de Piracicaba e na lembrança junto aos familiares e amigos”, disse Kawai.

 

 



Texto:  Raquel Soares
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas