PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE AGOSTO DE 2021

Executivo dialoga com vereadores por Programa de Agricultura Urbana


Proposta, que está em fase de elaboração, foi detalhada a parlamentares em reunião nesta quinta-feira convocada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Vereadores participam de reunião para apresentação da proposta do Programa Municipal de Agricultura Urbana

Vereadores participam de reunião para apresentação da proposta do Programa Municipal de Agricultura Urbana
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução

A secretária Nancy Thame detalhou a proposta

A secretária Nancy Thame detalhou a proposta
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Silvia Morales fez uso da palavra durante o encontro

Silvia Morales fez uso da palavra durante o encontro
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

A secretária Nancy Thame detalhou a proposta



A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade É Sua, esteve na manhã desta quinta-feira (19) na Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) em uma reunião convocada pela titular da pasta, Nancy Thame, para discutir o Programa Municipal de Agricultura Urbana, em elaboração pelo Executivo.

Nancy introduziu o tema ressaltando os marcos legais que fundamentam as políticas públicas voltadas à agricultura urbana, citando o Plano Diretor de Desenvolvimento de Piracicaba —aprovado com a lei complementar 405/2019—, que recebeu pela primeira vez a inserção de um capítulo sobre Política de Desenvolvimento Rural Sustentável, Segurança Alimentar e Nutricional.

O capítulo resultou no Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, que foi construído de maneira conjunta com o Comder (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural), do qual Silvia Morales foi integrante.

Com o intuito de ampliar o debate sobre a agricultura urbana, Silvia Morales, atualmente diretora da Escola do Legislativo, realizou o ciclo de palestras "Hortas e agroflorestas urbanas" e também se reuniu com a rede de produtores rurais, estudantes e professores da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo) e outras organizações para entender as demandas do segmento e auxiliar a Sema no desenvolvimento do Programa Municipal de Agricultura Urbana, objeto do encontro desta quinta-feira.

Também estiveram presentes os vereadores Josef Borges (Solidariedade), Acácio Godoy (PP), Anilton Rissato (Patriota), Wagner Oliveira (Cidadania), Rai de Almeida (PT) e Ana Pavão (PL) e as assessorias parlamentares de Pedro Kawai (PSDB) e Gustavo Pompeo (Avante). O engenheiro agrônomo Maurício Perissinotto representou a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral).

Representantes de diversas organizações, como o Projeto Corredor Caipira, a Copihorti, a Chácara Brasil, o Sítio São João e a Casa do Hip-Hop, e agricultores autônomos participaram ativamente do encontro, com falas em prol da implementação do programa, ressaltando a importância da preservação dos recursos hídricos municipais, principalmente quanto à conservação de nascentes.

A Câmara aguarda o encaminhamento, pelo Poder Executivo, do projeto de lei que institui o Programa Municipal de Agricultura Urbana, que será analisado e discutido pelos vereadores em comissões internas e com a sociedade antes de ser votado em plenário.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Zona Rural Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas