
28 DE JUNHO DE 2019
Projeto de lei de André Bandeira homenageia Domingos Ribeiro de Campos.
Projeto de lei de André Bandeira foi aprovado em reunião extraordinária nesta quinta-feira
Com a aprovação do substitutivo 1 ao projeto de lei 66/2019, do vereador André Bandeira (PSDB), durante reunião extraordinária nesta quinta-feira (27), fica denominada de "Domingos Ribeiro de Campos" a academia ao ar livre localizada na rua Ademar Aparecido Zanucci, no Conjunto Habitacional Eugênio Montebello, no bairro Pompeia.
Nascido em Cerquilho (SP), em 8 de outubro de 1934, Domingos era filho de João Ribeiro de Campos e Luiza Rodrigues da Costa. Com a mudança para Piracicaba, trabalhou no comércio por mais de 30 anos. Casado com Celina Iatauro, teve quatro filhos: Maria de Paula, Maria Lúcia, Marco e Maria Cristina.
Era exímio praticante de damas e xadrez, modalidades em que competiu desde o final da década de 1960 e cujas técnicas transmitiu aos filhos. Recebeu o apoio do Clube Cristóvão Colombo e representou Piracicaba em diversas competições regionais e nacionais.
No xadrez, além de Domingos, outros incentivadores que iniciaram a modalidade na cidade merecem destaque, como Neville Leone e Luiz Holland, que apoiaram a equipe local na conquista do tricampeonato dos Jogos Regionais, em 1976, no xadrez feminino, com as filhas Maria de Paula e Maria Lúcia, as quais representavam a cidade desde os Jogos Regionais de 1971.
Nas damas, Domingos filiou a primeira equipe na Federação Paulista de Damas, composta pelos pioneiros da modalidade na cidade Eduardo Libardi, Laurindo Pontin, Daniel Libardi e o próprio Domingos, além de dois jovens atletas promissores: Lélio Marcos Luzes Sarcedo e Marco Antonio Ribeiro.
A modalidade contou com atletas locais representando o Brasil no Mundial Júnior de Damas, em 1979 e 1980, na Holanda, com Marco Ribeiro, e no Mundial de Damas de 1982, no Mali, com Lélio Marcos.
A partir do ano 2000, Domingos representou a cidade nos Jogos Regionais do Idoso, integrando a seleção piracicabana da terceira idade por mais de 10 anos.
Morreu em 24 de julho de 2012, aos 78 anos.