PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

03 DE MAIO DE 2011

Estudantes experimentam aula extraclasse em visita à Câmara


Um grupo de 77 alunos da Escola Estadual "Prof. Francisco Mariano da Costa" esteve na Câmara nesta terça-feira para participar do "Conheça o Legislativo". A visita (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução


Hoje teve aula extraclasse.
Um grupo de 77 alunos da Escola Estadual "Prof. Francisco Mariano da Costa", localizada no bairro Novo Horizonte, esteve na Câmara na manhã desta terça-feira (3) para participar do "Conheça o Legislativo". A visita ocorreu a convite do vereador João Manoel dos Santos (PTB), autor da proposta que deu origem ao projeto que traz à sede do Legislativo piracicabano estudantes da cidade para se inteirarem do funcionamento da Casa de Leis e do trabalho desenvolvido pelos 16 representantes eleitos pela população.

"Hoje vocês vão ter uma aula extraclasse, que se somará ao aprendizado que os professores já passam a vocês", disse João Manoel. "Gostaria que, após esse contato com o "Conheça o Legislativo", vocês mudem um pouco a maneira como veem certas questões", completou o presidente da Câmara, citando, como exemplo, a confusão que algumas pessoas fazem entre a atuação dos poderes Legislativo e Executivo.

Hoje teve aula de matemática
Ao longo de três horas, as 41 meninas e os 36 garotos acompanharam três palestras. Ao falar da evolução de Piracicaba, o historiador Fábio Bragança passou a fórmula que os estudantes deveriam levar como lição de casa. "Gostaria que vocês multiplicassem o que viram aqui, porque este é um conhecimento que vocês não veem em sala de aula."

Já o advogado Bruno de Oliveira, do departamento Jurídico, ensinou sobre divisão ao falar da separação dos poderes republicanos em Legislativo, Executivo e Judiciário. E Sandro Silveira mostrou o valor da adição quando vereadores e prefeito trabalham em harmonia pela cidade. "A Câmara é o conjunto de representantes do povo eleitos para discutir as ações governamentais. O prefeito depende das autorizações dadas pela Câmara, que tem o poder de responder pela população."

Hoje teve aula de português
Fábio explicou que as Câmaras tiveram origem em Portugal, na Idade Média, com a criação do chamado "Concelho", grafado com "c" mesmo. O nome vem do latim "concílio" e significa reunir pessoas para discutir algo ––no caso, os problemas próprios das comunidades da época, como a distribuição de água e a abertura de ruas.

O sentido das palavras, aliás, também foi abordado por Bruno de Oliveira ao explicar como uma mesma lei pode ser interpretada de modo diferente com o passar do tempo. Ele apontou como exemplo os dizeres de uma placa que proíbe o uso de biquíni na praia. Há um século, o aviso faria alusão à permissão apenas do uso de maiô. Hoje, indicaria que se trata de um ambiente frequentado por naturistas.

Hoje teve aula de atualidades
Ao final das palestras de Fábio, Bruno e Sandro, 16 dos 77 estudantes da Escola Estadual "Prof. Francisco Mariano da Costa" fizeram o papel dos vereadores na discussão de um projeto de lei fictício, que dispunha sobre a proibição da prática do bullying em escolas da rede municipal de ensino. Os alunos Natanael, Érica, Sara, Amanda, Larissa e Cananda foram à tribuna discutir a proposta, que, ao final, foi aprovada, com três votos contrários.

João Manoel fez um alerta para os que acreditam que o projeto é equivocado por querer criminalizar uma "brincadeira". "Não vamos caminhar por aí: existem brincadeiras que saem caro, que trazem consequências para a vida toda. O bullying é uma brincadeira de mau gosto", disse o vereador, fazendo referência ao massacre ocorrido em abril numa escola em Realengo, no Rio de Janeiro.

O presidente da Câmara ainda chamou a atenção para aqueles que se comportam como "analfabetos políticos". "A pessoa que diz não querer se envolver com política acaba sendo governada pelos que se envolvem", declarou João Manoel, que, ao final da visita dos alunos da escola estadual do bairro Novo Horizonte, entregou à professora de História Sandra Maria Vacchi seis volumes com a consolidação das leis vigentes em Piracicaba. Além de Sandra, os professores de Língua Portuguesa Amaro César Resende de Oliveira e Elizabeth Rodrigues Guimarães Lopes também acompanharam o grupo de 77 estudantes que participaram do "Conheça o Legislativo" na manhã desta terça-feira.

Hoje teve aula de cidadania. Nota 10 para essa turma.

 

TEXTO: Ricardo Vasques / MTB 49.918

FOTOS: Davi Negri / MTB 20.499



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Conheça o Legislativo João Manoel

Notícias relacionadas