PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 2 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

28 DE MAIO DE 2014

Estacionamento rotativo: secretário pede 90 dias para avaliar demandas


Reunião pública convocada pelo vereador Paiva apontou problemas que indicam a necessidade de seminário sobre mobilidade



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Vereador Paiva (PT)



Debater melhorias para o sistema de estacionamento rotativo de Piracicaba. Com esse propósito foi realizada nesta terça-feira (27), no plenário da Câmara de Vereadores, "Francisco Antonio Coelho", reunião pública que contou com a presença de mais de 50 pessoas.

A iniciativa do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) trouxe ainda para a Casa de Leis o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Jorge Akira Kobayaski e o diretor do Sistema de Estacionamento Rotativo Público da Estapar, Adelcio Antonini. Também participaram do encontro os vereadores José Aparecido Longato (PSDB), Gilmar Rotta (PMDB) e Luiz Carlos Arruda (PV).

O público pôde fazer inúmeros questionamentos e sugestões em relação ao tema. Zaíra Neder, moradora do centro da cidade, questionou o fato dos prédios onde não há garagem terem que pagar pelo estacionamento rotativo, sendo que as residências sem garagem têm direito à gratuidade.

“Gasto cerca de R$ 2,7 mil por ano com estacionamento e tenho que me preocupar em ficar trocando o ticket a cada duas horas. Acredito que a prefeitura deva apresentar uma alternativa para casos como o meu”, enfatizou Neder.

Outra demanda levantada na reunião trata-se do estacionamento para motocicletas. O comerciante Márcio Fávelo contou que não há vagas suficientes paras motos no centro da cidade. “Incentivar as pessoas a utilizar motos também pode contribuir para a melhoria no trânsito”, explicou.

O representante dos oficiais de Justiça, Gleison Zambon explicou que ao cumprir um mandato, os oficiais têm dificuldades para conseguir vagas e como executam serviços com veículos próprios são obrigados a arcar com os custos do estacionamento rotativo. “Conheço experiências de outras cidades onde oficiais de Justiça, em trabalho, têm direito à gratuidade na Zona Azul”, comentou.

Mobilidade urbana viária, e outras demandas foram levantadas, algumas que ampliam o assunto para a questão da mobilidade urbana, como o incentivo ao uso de bicicletas. Por isso, o vereador Paiva sugeriu um seminário sobre o tema. “Avançamos muito nas discussões aqui hoje, o que nos levaram a pensar a necessidade de uma audiência pública para debatermos mobilidade urbana que deve contar com a presença de todos aqui e de outras pessoas interessadas no tema”, avaliou o parlamentar.

O secretário municipal de Trânsito e Transportes Jorge Akira Kobayaski comentou que várias demandas apresentadas na reunião pública não eram de seu conhecimento, mas que dará atenção a todas. “Muitas das questões tratadas aqui hoje não eram de conhecimento do poder público. Algumas delas precisam de uma avaliação mais cuidadosa.

Devemos, por exemplo, realizar um levantamento de quantos moradores de prédio não têm vaga de garagem para depois pensarmos em alternativas que atendam a demanda, mas que não prejudiquem o sistema rotativo de estacionamento”.

O secretário pediu 90 dias para analisar as propostas e buscar alternativas para as reivindicações. O representante da Estapar, Adelcio Antonini explicou que sua empresa atua em 17 cidades, inclusive no exterior e que as soluções para a melhoria do estacionamento rotativo são muito particulares e devem respeitar as características de cada cidade.

Algumas têm ruas estreitas outras, muitos prédios. “Em algumas cidades, para aumentar as vagas para moradores do centro foram criados estacionamento subterrâneos, em outras tarifas diferenciadas em alguns horários”, disse.

Ao final do encontro, o vereador Paiva disse estar muito satisfeito com o resultado das discussões. “Tivemos hoje aqui um exemplo da importância do poder público em ouvir a demanda da população. Saímos daqui com o compromisso de apresentar sugestões que deverão serem apresentadas à população antes da implementação”.

 



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Martim Vieira - MTB 21.939
Revisão:  Martim Vieira - MTB 21.939


Trânsito e Transportes José Paiva

Notícias relacionadas